Nos dias 31 de julho a 2 de agosto está sendo realizado o 8° Fórum de Jovens Cientistas do BRICS e o Prêmio Jovem Inovador do BRICS, na cidade de Gqeberha, África do Sul. A delegação brasileira foi composta por 25 jovens cientistas, veja aqui a lista dos selecionados

A ABC foi representada pelos membros afiliados Allan Klynger da Silva Lobato, pesquisador e professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e Tiago Antônio de Oliveira Mendes, pesquisador e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O professor e pesquisador Guilherme Baldo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi membro afiliado da ABC no período de 2014 a 2018.

Em 2023 o evento teve como tema “Construindo a parceria BRICS – África para aceleração mútua do crescimento, desenvolvimento sustentável e multilateralismo inclusivo”.

O objetivo do fórum é discutir as mudanças climáticas e sustentabilidade ambiental, o futuro da educação, skills e conjunto de habilidades e o futuro da sociedade, apresentar pesquisas e propor soluções que possam ser aplicadas nos países do BRICS (Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul).

Ambos os membros afiliados fizeram suas apresentações na sessão “Climatic change and environmental sustainability”.

O membro afiliado Allan Lobato ressaltou que “o BRICS é um bloco que possui grande relevância no cenário global, pois os países que o compõem possuem um terço da população mundial, assim como possuem longas faixas territoriais utilizadas para a atividade agropecuária, contribuindo para a segurança alimentar mundial”. 

Ainda de acordo com Lobato, os jovens cientistas presentes no fórum têm clareza sobre o quanto são essenciais as pesquisas feitas em seus países para o desenvolvimento de suas nações e a qualidade de vida de suas populações.

Tiago Mendes destacou que “o evento é um importante momento para prospectar potenciais colaborações com pesquisadores do bloco, incluindo captação de recursos para pesquisa e desenvolvimento tecnológico”.