pt_BR
Ciências da Saúde | MEMBRO AFILIADO

Tiago Antônio de Oliveira Mendes

(MENDES, T. A. O.)

20/01/1986
Brasileira
01/01/2022

Graduação em Farmácia (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Mestrado em Parasitologia (2011) pela UFMG e Doutorado em Bioinformática também pela UFMG com período sanduíche no European Molecular Biology Laboratory (EMBL-Heidelberg, Alemanha). Foi residente Pós-doutoral do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.

Professor Adjunto A do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Viçosa. Orientador permanente do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada (Conceito Capes 5) e do Programa de Pós-graduacão em MIcrobiologia Agrícola (Conceito Capes 6), ambos da UFV e do Programa de Pós-graduação em Bioinformática (Conceito Capes 7) da UFMG. Desde 2019 exerce a função de Coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Aplicada da UFV. Entre os projetos desenvolvidos destaca-se a parceria com empresas privadas que incluem prototipagem de testes rápidos imunocromatográfico de fluxo lateral para diagnóstico de doenças como leishamanioses, doença de Chagas, doenças virais como Dengue, Zika e COVID-19 e parceria para desenvolvimento de vacinas contra multipatôgenos como vacina tríplice contra zoonoses transmitidas por carrapato (erliquiose, babesiose e anaplasmose). Também desenvolve novas tecnologias disruptivas para detecção e controle de agentes infecciosos incluindo dispositivos eletrônicos para quantificação point-of-care de patógenos em amostras biológicas utilizando fibras óticas funcionalizadas com anticorpos ou aptâmeros, abordagens de reversão de resistência bacteriana por edição de genomas utilizando CRISPR-Cas9 e desenvolvimento de bioplásticos de celulose com atividade antimicrobiana para eliminação de patógenos em efluentes e alimentos através do uso como filtros e embalagens.

Em 2021 ficou entre os 100 artigos mais baixados da Nature e recebeu o Prêmio Fundação Bunge na categoria Juventude da área Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde: Prevenção de doenças infecciosas.