Para finalizar o primeiro dia da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências 2023, as pesquisadoras Raquel Minardi (UFMG), Ana Chies (UFRGS) e Jaqueline Mesquita (UnB), membras afiliadas ou ex-afiliadas da ABC, e o pesquisador Alessandro Freire (IDP), apresentaram resultados preliminares do survey “Perfil do cientista brasileiro em início e meio de carreira”. O projeto, criado em 2020 por um grupo de trabalho composto por 74 membros afiliados ABC, busca trazer dados para embasar discussões sobre a carreira do cientista brasileiro.

Alessandro Freire, Ana Chies, Jaqueline Mesquita, Raquel Minardi e Ruben Oliven

O survey buscou ouvir cientistas que concluíram o doutorado entre 2006 e 2021 e foi divulgado pela internet, para programas de pós-graduação ao redor do Brasil e, com o auxílio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), para as diásporas científicas brasileiras. A pesquisa abordou temas como financiamento; bolsas de produtividade; internacionalização; liderança científica; diversidade; divulgação científica e fuga de cérebros. O questionário esteve on-line entre 1º de julho e 15 de agosto de 2022, e recebeu 4.115 respostas válidas.

Por tratar de tópicos sensíveis, o survey foi respondido de forma anônima e não entrou em detalhes sobre áreas e pesquisas. As perguntas foram desenvolvidas com base em extensos debates entre os membros afiliados, em que compartilharam suas próprias experiências na carreira. O grupo contou com o auxílio de pesquisadores especializados no desenvolvimento de pesquisas de opinião e submeteu o projeto ao crivo do Conselho de Ética da UFRGS.

O perfil demográfico dos respondentes foi similar ao traçado pelo Censo do CNPq de 2016, com predominância de pesquisadores na Região Sudeste, e também contou com um volume significativos de respostas do exterior. 

O documento está em revisão técnica e será divulgado em breve. 

Leia a matéria de abertura e a acesse as outras palestras