No dia 27 de abril, ocorreu a cerimônia de entrega da 1ª edição do Frontiers Planet Prize, honraria da Frontiers Research Foundation que buscar reconhecer trabalhos de destaque na área de sustentabilidade do mundo inteiro. A premiação se divide em duas partes: a primeira à nível nacional em que são escolhidos os cientistas que irão representar na segunda etapa, esta internacional.
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi convidada a atuar permanentemente como instância final de seleção das candidaturas do Brasil, considerando apenas candidatos baseados em instituições nacionais. Para a submissão, a ABC acionou instituições de ensino superior públicas, privadas e confessionais de todo o país, assim como unidades de pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O processo de escolha se deu em dezembro de 2022 e selecionou os cientistas Adriano Siqueira (UFMT), Ana Clara Mourão Moura (UFMG) e Ricardo Ribeiro Rodrigues (USP).
Em seguida, um júri internacional de 100 cientistas – entre eles os Acadêmicos Mercedes Bustamante e Carlos Nobre – ficou responsável por definir um vencedor por país. Ricardo Ribeiro Rodrigues foi escolhido como vencedor nacional para o Brasil e representou o país na lista de candidatos ao prêmio internacional. A Cerimônia de Premiação aconteceu em Montreux, Suíça, e consagrou as pesquisas de Baojing Gu, da China, Paul Behrens, da Holanda, Mark New, da África do Sul, e Carlos Peres, brasileiro radicado no Reino Unido.
As instituições-sede dos cientistas vencedores na etapa internacional receberam uma premiação de 1 milhão de francos suíços, que correspondem a aproximadamente 5,6 milhões de reais, para serem investidos em suas respectivas pesquisas.
Confira todas as informações sobre o Frontiers Planet Prize.