Grupos de pesquisa do Rio de Janeiro interessados no estudo da biologia do câncer podem se candidatar para integrar o Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que acaba de lançar o edital de credenciamento e recredenciamento 2019 – 2021. As inscrições estarão abertas até o dia 25 de janeiro de 2019, data final para envio da documentação necessária à inscrição de novos participantes – e também à renovação do credenciamento dos grupos de pesquisa que já fazem parte do Programa. O formulário de inscrição e o modelo de projeto podem ser acessados no site http://oncobiologia.bioqmed.ufrj.br.

O edital é aberto para grupos que realizam pesquisas sobre o câncer em diferentes áreas como biomedicina, medicina, farmácia, enfermagem, nutrição, biofísica, anatomia, física, física médica, jornalismo, enfermagem, educação física, história, computação, estatística, entre outras.

Para integrar o Programa de Oncobiologia da UFRJ é necessário que os coordenadores dos grupos de pesquisa sejam profissionais com vínculo não-temporário em instituições, públicas ou privadas, sediadas no estado do Rio de Janeiro, e que possuam qualificação equivalente a um pesquisador do CNPq. Outro critério para participação é que a equipe de pesquisa envolva necessariamente estudantes de pós-graduação.

O Programa

O Programa Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão em Biologia do Câncer (Programa de Oncobiologia) foi criado em 2000 e tem como principal meta reunir pesquisadores com interesse no estudo de diferentes aspectos da biologia tumoral. Os grupos credenciados comprometem-se a atrair estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) ao Programa, no intuito de formar recursos humanos em todos os níveis para pesquisa na área, promovendo a aproximação entre as áreas assistencial, de pesquisa básica e aplicada e a sociedade.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) conta com 4 de seus membros coordenando diferentes grupos no programa. São eles: Jerson Lima da Silva (Agregação da Proteína p53: Caracterização de um Novo Alvo Farmacológico na Terapia Anticâncer), Lucia Mendonça Previato (Glicobiomarcadores na progressão tumoral durante a cinética de indução do perfil de resistência a múltiplas drogas em câncer), Vivaldo Moura Neto (Biologia do Gliomas – Interações das células tumorais com o parênquima – um estudo translacional) e Vivian Mary Rumjanek (Resistência a Múltiplas Drogas em Células Tumorais).

O Programa promove reuniões periódicas entre os seus integrantes, simpósios anuais abertos para diferentes profissionais, cursos de extensão, cursos práticos e cursos de curta duração. A integração entre jornalistas e cientistas é outro alvo de destaque para o Programa, que pretende ainda associar laboratórios de pesquisa em instituições diversas e obter fontes de financiamento próprias.