A edição deste ano do Prêmio Fundação Bunge terá “Rastreabilidade na produção de alimentos: segurança alimentar, capacitação e redução de assimetrias regionais” e “Desenvolvimento e uso de tecnologias e conectividade acessíveis para a sustentabilidade no campo” como temas na área de Ciências Agrárias e Aplicadas, de acordo com definição realizada pelo Conselho Administrativo da Fundação. Entidades científicas e universidades poderão indicar pesquisadores dentro das duas temáticas do prêmio nas categorias Vida e Obra e Juventude (até 35 anos). As indicações poderão ser feitas até 30 de maio. A cerimônia de entrega do Prêmio Fundação Bunge será realizada em setembro de 2024, na capital paulista.

Criado em 1955, o Prêmio Fundação Bunge foi inspirado no Nobel e tem o objetivo de incentivar a inovação e a disseminação do conhecimento, reconhecer profissionais que contribuem para o desenvolvimento da cultura e das ciências no Brasil, além de estimular novos talentos.

“Trata-se de uma das principais premiações científicas do país. Há quase 70 anos reconhecemos cientistas de diferentes áreas do conhecimento. A partir deste ano, porém, a Fundação, por meio de seu Conselho, definiu que o prêmio focará nas Ciências Agrárias e Aplicadas, área bastante alinhada com o setor de atuação da Bunge”, afirma Cláudia Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge.

Os dois pesquisadores laureados na categoria Vida e Obra receberão premiação em dinheiro no valor bruto de R$ 200 mil. Já os dois agraciados na categoria Juventude receberão R$ 80 mil.

Entenda como funciona o Prêmio Fundação Bunge

O Prêmio Fundação Bunge tem como premissa que as indicações dos nomes dos cientistas sejam feitas por representantes das principais universidades e entidades científicas do país. Os currículos recebidos são avaliados por comissões técnicas independentes formadas por especialistas.

Mais de 200 personalidades brasileiras já foram agraciadas com o Prêmio Fundação Bunge. Entre eles estão Mariangela Hungria, Adalberto Luis Val, Erico Veríssimo, Hilda Hilst, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira, Rachel de Queiroz, Oscar Niemeyer, Carlos Chagas Filho, Gilberto Freyre, Paulo Freire, Celso Lafer e Fernando Abrucio.

Para saber mais, acesse aqui.

O Acadêmico Adalberto Val (à esquerda) foi um dos premiados pela Fundação Bunge em 2023 (Foto: Fundação Bunge)