Juarez Brandão Lopes nasceu em Poços de Caldas, Minas Gerais, em 1925. Começou cursando Engenharia, mas a trocou pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde se bacharelou em Ciências Sociais e Políticas, em 1950. Fez o mestrado e o doutorado na Universidade de Chicago, mas defendeu a tese na Universidade de São Paulo (USP), onde trabalhou toda a vida. Também foi docente da Faculdade de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Sua carreira teve forte caráter interdisciplinar. Sempre dedicado à Sociologia Industrial e Urbana, mesmo depois de aposentado na USP, trabalhou, ainda, por doze anos, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde aposentou-se compulsoriamente em 1995. Atuou ainda como Professor visitante em várias instituições estrangeiras, como a Universidade do Texas, a Universidade de Amsterdam e a Universidade da Califórnia.

Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), do qual foi diretor e presidente. Exerceu cargos administrativos na esfera do governo federal, tendo sido diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), adjunto na Secretaria de Planejamento da Presidência da República (Seplan) e vice-presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPEA). Foi Assessor Especial do Ministério do Trabalho e coordenador geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, junto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, no atual Ministério de Desenvolvimento Agrário. Foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e participou de comitês do Social Science Research Council, nos EUA.

Recebeu da Presidência da República do Brasil o título de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1996, e a Grã-Cruz, em 2001. No mesmo ano, lhe foi outorgada a comenda da Ordem do Rio Branco pelo Ministério das Relações Exteriores e a Medalha Capes 50 Anos, pelo Ministério da Educação.

O sociólogo Juarez Rubens Brandão Lopes morreu na madrugada de 9 de junho, aos 85 anos, por falência de órgãos. Ele deixou viúva, um filho e uma neta. A Diretoria da ABC lamenta essa grande perda e cumprimenta a família.