Num belo espaço na região do Cais do Porto do Rio de Janeiro – o Armazém Científico, na rua Barão de Tefé – ocorreu na manhã do dia 19 de outubro a abertura oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2009), cujo tema é Ciência no Brasil.

Na informal cerimônia de abertura, em frente a uma réplica do Demoiselle de Santos Dumont, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro Alexandre Cardoso afirmou que sairia dali levando ao governador Sérgio Cabral a proposta de transformar aquele espaço numa mostra permanente de ciências.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Rubens de Andrade, ressaltou a importância do evento e falou sobre a necessidade de popularizar e difundir as ciências no Brasil, principalmente para os alunos de ensino fundamental e da rede pública; também falaram o diretor do INT, Domingos Manfredi, que parabenizou os organizadores pela grandiosidade do evento e o responsável pelas atividades da Semana no Rio de Janeiro, José Ribamar Ferreira, que agradeceu a presença e o esforço de todos os representantes das instituições envolvidas.


José Ribamar Ferreira, Rubens Andrade, Domingos Manfredi e Alexandre Cardoso

Vídeo americano sobre Santos Dumont da Mostra Ver Ciência abre o evento

Com a projeção de um vídeo produzido pela TV americana sobre Santos Dumont, foi dada a partida para o evento que ocorrerá simultaneamente em diversos municípios – Angra dos Reis, Aperibé, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos, Carmo, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Itaocara, Maricá, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paty de Alferes, Petrópolis, Pinheiral, Piraí, Resende, Rio das Flores, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Vassouras e Volta Redonda.

O vídeo foi assistido pelas autoridades presentes e pelo público em geral, incluindo dezenas de alunos de escolas públicas, de ensino fundamental e médio. Apresentado pelo físico e pesquisador do CNPq Henrique Lins e Barros, que lembrou que o primeiro vôo da história comemorará 110 anos durante as Olimpíadas do Rio 2016, o vídeo foi um resumo de um documentário de 60 minutos, intitulado Asas da Loucura, mostrando o processo de criação de Santos Dumont e reconhecendo sua importância na história da aviação, muitas vezes omitida nos Estados Unidos, não só pela criação do 14 Bis, mas também do Demoiselle, seu melhor avião, que serviu de inspiração para construir os aviões que conhecemos hoje.


O diretor da ABC Jerson Lima; o diretor-presidente da Faperj, Ruy Marques;
o secretário estadual de C&T, Alexandre Cardoso; o homenageado,”Santos Dumont”;
o secretário municipal de C&T, Rubens Andrade.

Com estandes de quase 40 universidades, institutos e empresas parceiras, como a UERJ, a Fundação Cecierj, o Museu de Astronomia (MAST), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), a Petrobras, a Embrapa Solos, a Fiocruz e outras, o Armazém Científico concentrará diversas atividade até o dia 25 de outubro, entre elas palestras do paleontólogo e Acadêmico Alexander Kellner, nos dias 20 e 24/10, 3ª e sábado, sempre às 14hs.


Atividades interativas da abertura do SNCT no Rio de Janeiro

Histórico da SNCT

Com mais de oito mil atividades cadastradas em todo o país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 acontece de 19 a 25 de outubro e vai mobilizar instituições de pesquisa e ensino de todo o país com exposições e debates, todos gratuitos, com o intuito de despertar a atenção dos brasileiros para a ciência e tecnologia.

O principal público-alvo são as crianças e os jovens, mas a Semana busca também apresentar para a população em geral as pesquisas científicas realizadas em todos os estados. Entre as propostas, estão feiras de ciência em praças públicas, concursos, oficinas e palestras, visitas de pesquisadores às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas de divulgação científica e exibição de filmes e vídeos sobre assuntos relacionados com a ciência.

Esta é sexta edição do evento. A SNCT acontece anualmente em outubro, desde 2004. Na primeira edição, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já no ano passado, a Semana incluiu 10.859 eventos, promovidos por 755 instituições em 445 cidades – um crescimento de 487% em cinco anos.

A escolha do tema desta edição, A Ciência no Brasil, deve-se ao fato de a maioria dos brasileiros não conhecer cientistas e instituições de pesquisa importantes no país. Pesquisa do MCT, realizada em 2006 e 2007, apontou que 85% das pessoas não sabiam citar nomes dessa área. Outro motivo da escolha é 2009 ser o ano de comemoração de dois importantes marcos científicos nacionais: a construção do primeiro balão brasileiro de ar quente, por Bartolomeu de Gusmão, e o centenário da descoberta da doença de Chagas, pelo falecido membro da ABC Carlos Chagas.

Veja a programação no site.