Em mensagem divulgada em 12/5, Marco Antônio Raupp faz um balanço da gestão da atual diretoria e pede que sócios não deixem de votar. “Não somente para entendê-lo como uma manifestação favorável a legítimas candidaturas, mas sim porque uma corrida às urnas representará uma ação da nossa comunidade em prol do fortalecimento político e institucional da SBPC”, diz Raupp.

Leia a íntegra da mensagem:

“Prezados colegas,

A SBPC está em processo eleitoral, para a escolha da Diretoria e das secretarias regionais, com vistas ao biênio 2009-2011, e de 12 novos conselheiros, com mandato até 2013. A votação, já em curso, se encerrará no dia 7 de junho e deve ser feita por meio do nosso site.

Assim como ocorreu há dois anos, novamente somos candidato ao cargo de presidente. Dessa vez, contudo, com um estímulo e uma razão a mais: a reapresentação de nosso nome, bem como dos demais membros da atual diretoria, atendeu a uma indicação do Conselho da SBPC, pela unanimidade de seus integrantes.

Aceitamos a proposição do Conselho como um voto de aprovação ao nosso mandato que está prestes a se encerrar e como uma prova de confiança ao trabalho que vamos realizar nos próximos dois anos.

A inexistência de outros candidatos poderia nos colocar numa situação cômoda em relação ao resultado do pleito. Acreditamos, porém, que há dois aspectos muito mais importantes do que a eleição garantida: a representatividade dos eleitos, perante a comunidade científica, e a própria representatividade da SBPC na vida nacional.

Por esse motivo, quero fazer dessas linhas, mesmo que ligeiras, um estímulo ao voto. Não somente para entendê-lo como uma manifestação favorável a legítimas candidaturas, mas sim porque uma corrida às urnas representará uma ação da nossa comunidade em prol do fortalecimento político e institucional da SBPC. Afinal, esse é o grande patrimônio da SBPC: a soma de sua respeitabilidade institucional com a sua força política na vida do País. Aprimorar essas virtudes e empregá-las para o bem da ciência, dos cientistas e dos brasileiros foi o que pautou o nosso primeiro mandato e que continuará norteando o segundo.

Em relação ao mandato que se encerra, gostaria de informar que:

a) Mantivemos interlocução de alto nível com o governo federal, primando pelo respeito mútuo e pelo espírito crítico inerente à atividade científica. Esse relacionamento profícuo foi coroado com a visita, pela primeira vez em 60 anos de história da SBPC, de um presidente da República à nossa sede. No dia 21 de outubro de 2008, acompanhado dos ministros Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia, e Fernando Haddad, da Educação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou toda a manhã dialogando com a diretoria da SBPC e com representantes de várias sociedades científicas.

b) Como resultado dessa visita, assumimos o compromisso de compor um documento contendo os principais aspectos da ciência e da tecnologia brasileiras que estão merecendo medidas especiais. Este documento está em vias de ser concluído e será entregue aos presidentes da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

c) Tivemos atuação permanente visando ao aumento e à garantia da destinação de recursos para a educação e para a ciência e tecnologia. Há que se destacar o amplo e exitoso trabalho que realizamos no início deste ano, contra os cortes no orçamento 2009 do MEC e do MCT, definidos no Congresso Nacional.

d) Nos empenhamos, de modo especial, na definição e aprovação de marcos regulatórios importantes para a atividade científica: Lei Arouca (Experimentação Animal), células-tronco e Lei de Acesso à Biodiversidade.

e) Trabalhamos pela proximidade entre a SBPC e a Academia Brasileira de Ciências. Com isso, ambas entidades trabalharam conjuntamente em um estudo com propostas para o incremento das atividades de C&T na Amazônia, nas articulações para evitar cortes no orçamentos do MEC e do MCT e na defesa das fundações de apoio das universidades federais.

f) Intensificamos as atividades de cooperação científica com o Mercosul, destacando-se a realização em Porto Alegre, em novembro de 2008, da exitosa quarta edição da Conferência Tecnologia e Sociedade.

g) Dedicamos atenção especial à região amazônica, com a realização de duas Reuniões Regionais (Oriximiná-PA e Tabatinga-AM) e da Reunião Anual de 2009 em Manaus.

h) Demos ênfase à promoção de Reuniões Regionais. Além Oriximiná (2008) e Tabatinga (2009), realizamos encontros regionais no Vale do São Francisco (2007), na Baixada Fluminense (2008) e em Maceió (2008).

i) Realizamos em 2008, com especial zelo, a 60a Reunião Anual, em Campinas-SP, que contou com cerca de 15 mil inscritos. Na oportunidade a SBPC prestou justas homenagens ao biólogo Crodowaldo Pavan, recentemente falecido, e ao físico Sérgio Mascarenhas.

j) Instituímos o Grupo de Trabalho de Educação, visando dar contribuição vigorosa para a solução dos problemas educacionais no Brasil.

k) Instituímos também o Grupo de Trabalho de Inovação, que conta com a participação de 22 entidades científicas interessadas em mapear os principais gargalos da ciência brasileira em face aos desafios de inovação tecnológica.

Propostas para o biênio 2009-2011

As atividades acima listadas foram realizadas de forma articulada com o Conselho da SBPC, e, sempre que possível, com as secretarias regionais. Outra marca de nosso primeiro mandato foi a busca do trabalho integrado com as sociedades científicas. Além de preservar essas características de gestão e as linhas de atuação descritas, em nosso segundo mandato pretendemos:

a) Continuar na luta pela definição e aprimoramento de marcos regulatórios necessários à atividade científica. Desde já podemos apontar como objetivos nessa linha de ação a regulamentação da Lei Arouca e a definição de uma nova legislação para regular a relação entre as IFES e suas fundações de apoio.

b) Intensificar as atividades do GT de Educação, por meio do trabalho articulado com todos os segmentos significativos da sociedade civil, procurando construir um movimento de ampla repercussão que coloque a Educação como vetor principal do desenvolvimento econômico e social do país.

c) Buscar garantias efetivas para o cumprimento das metas do PAC da C&T e continuar na luta pelo fim do contingenciamento do FNDCT.

d) Contribuir para o fortalecimento dos sistemas estaduais de fomento à ciência e tecnologia, trabalhando de forma articulada com as secretarias regionais da SBPC para que todas as FAPs possuam níveis condizentes de aporte de recursos. Igualmente, será feito esforço para a criação de FAPs nos Estados ainda carentes dessas instituições.

e) Trabalhar pela descentralização da produção científica brasileira, como aspecto estratégico para o desenvolvimento econômico e social do País e como forma de se contribuir para a superação das desigualdades regionais.

f) Defender o aumento do número de vagas nas universidades públicas, sem perda da qualidade alcançada.

g) Intensificar ações de divulgação científica e popularização da ciência.

Com esses esclarecimentos e informações, nos apresentamos para continuar a trabalhar pela SBPC e para conclamar a todos que não deixem de votar. Conforme determina o Estatuto da SBPC, o eleitor vota em cada candidato, individual
mente, e não em chapas. Nesse sentido, cabe informar que o Conselho resolveu também indicar, além dos três colegas da atual diretoria, mais um nome para concorrer ao cargo de secretário; desse modo, para as três secretarias haverá quatro candidatos. Para os demais cargos – presidente, dois vices, secretário geral, primeiro e segundo tesoureiros – teremos um único candidato correspondente.

Esperamos que a decisão do Conselho em propor nossos nomes encontre eco em nossa comunidade. Dessa vez, não teremos o voto como instrumento para definir uma disputa; votar, nesta eleição, significará fortalecer a SBPC e demonstrará coesão da nossa comunidade científica em torno de sua principal entidade.

Contamos com o apoio de todos.”