Renato Sérgio Balão Cordeiro
(CORDEIRO, R. S. B.)
Pesquisador emérito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde atua como pesquisador titular do Laboratório de Inflamação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz). Concluiu a graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG) em 1969, e o doutorado na mesma área pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), em 1978. Realizou pós-doutorado na Unidade de Farmacologia Celular do Institut Pasteur, em Paris, nos anos de 1983 e 1984.
Presidiu a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) de 1990 a 1993. Foi vice-presidente de Pesquisa e Ensino da Fiocruz, (1997-2001); diretor do Instituto Oswaldo Cruz (2001-2005); membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio); pesquisador 1-A e Senior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNP)q; e primeiro coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).
É membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Comitê Científico do SouCiência e coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz. É membro da Coalizão Ciência e Sociedade, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências da America Latina (Acal). Foi condecorado pela Presidência da República /MCT&I em 2023 com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Até julho de 2023 publicou 145 trabalhos em periódicos internacionais indexados, nas áreas de farmacologia do processo inflamatório e de produtos naturais, que apresentam um total de 2033 citações na literatura. Tem Índice H:24, segundo o Science Citation Index, ISI, EUA.