pt_BR
Ciências Matemáticas | MEMBRO TITULAR

Paulo Domingos Cordaro

(CORDARO, P.)

08/06/1953
Brasileira
06/05/1998

Paulo Domingos Cordaro nasceu em São Paulo, SP, em 1953, filho de Domingos Cordaro e Carlota Handro Cordaro. É casado com Lilian Marques.
Cursou primário, ginásio e científico no Colégio Dante Alighieri onde teve a oportunidade de ser aluno da Profª Anna Albanese, uma de suas primeiras influências no gosto pelas ciências matemáticas. É graduado em Matemática Aplicada na Universidade de São Paulo e mestre em Matemática pela mesma instituição, tendo defendido a dissertação intitulada “Hipoelipticidade de uma classe de operadores diferenciais com características duplas” redigida sob a orientação do Prof. Antonio Gilioli.
Logo após ingressou no programa de doutorado da Rutgers University, NJ, EUA, para dar continuidade aos seus estudos na área de Equações Diferenciais Parciais sob a supervisão do Prof. François Treves. Concluiu o programa em 1985 (com apoio do CNPq e, posteriormente, da “Alfred P. Sloan Foundation”) com a defesa da tese “On the range of the Lewy Complex”, trabalho que foi posteriormente publicado integralmente na revista “Communications in Partial Differential Equations”. Foi membro visitante do “Institute for Advanced study”de Princeton, NJ.
Publicou um livro e 14 trabalhos de pesquisa em revistas internacionais de prestígio, em 11 anos de atividades de pesquisa, bem como vários trabalhos de divulgação, todos dentro de seus temas principais de pesquisa, Equações Diferenciais Parciais e Análise Complexa. Formou um doutor e quatro mestres e proferiu conferências, como convidado, nas seguintes universidades: Princeton, Notre Dame, Columbia, Temple, Rutgers, California (San Diego), UFPE, UnB, UNICAMP, UFSCar, PUC-RJ, UEM, USP, bem como no IAS (Princeton), IMPA e Congressos Internacionais em Lima (Peru), E.U.A. e Itália. Foi coordenador de área da FAPESP, membro do Conselho Técnico Científico do IMPA, do Comitê Assessor do CNPq, foi coordenador do programa de pós-graduação do IME-USP e membro da “Comissão Especial de Regimes de Trabalho” e da “Comissão Permanente de Avaliação”da USP.
É membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É o atual presidente da Sociedade Brasileira de Matemática.