pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO TITULAR

Nicola Petragnani

(PETRAGNANI, N.)

16/05/1929
Brasileira
25/05/1981

NICOLA PETRAGNANI nasceu em Roma, Itália, em 1929. Filho de Gianni Petragnani, professor universitário, reitor da Universidade de Siena e microbiologista de fama internacional.
Passou os primeiros 18 anos de sua vida na sua terra natal, onde cursou até o 1º ano de Química na Universidade de Roma, convivendo assim com as amarguras da Segunda Guerra Mundial.
Em 1947 mudou-se para o Brasil e continuou seus estudos de Química na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da universidade de São Paulo, formando-se em 1951.
Fez seu doutorado sob a orientação do Professor Heinrich Rheinboldt, insigne mestre, pelo qual sente até hoje grande estima e admiração, defendendo sua tese em 1957, após o falecimento de seu orientador, ocorrido em 1955.
Sua carreira profissional e universitária se resume no seguinte: Químico do Instituto Butantã (1956-1957); Docente no Laboratório de Fisiologia da Faculdade de Medicina da USP, dirigido pelo Prof. Isaias Raw (1957-1959); Livre-Docente pela Escola Politécnica da USP em 1961; Professor de Disciplina, Professor Adjunto e Professor Titular em 1978; Coordenador Brasileiro do Programa Binacional CNPq e National Academy of Science (NAS-USA), na área de Síntese Orgânica (1969-1976); Chefe do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP (1981-1986); Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IQ-USP (1981-1986); Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo; Membro Titular da New York Academy of Science; Pesquisador 1A do CNPq. Publicou 90 trabalhos originais, a grande maioria dos quais em revistas internacionais. Recentemente publicou um livro sobre a Química do Telúrio, a convite do Professor Derek Barton, Prêmio Nobel de Química. Apresentou trabalhos em vários congressos no exterior. Orientou 13 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado, sendo que muitos de seus antigos alunos são docentes universitários e um deles é Professor Titular. Ganhou o prêmio Hauptmann Rheinboldt de Química em 1994.
Sua maior realização é sem dúvida a de ter participado ativamente do expressivo desenvolvimento da área de investigação à qual se dedica há mais de 40 anos, a química dos compostos orgânicos de selênio e telúrio, atualmente considerada como pesquisa de ponta em nível internacional.
O laboratório por ele criado, contando com a liderança de um dos seus antigos alunos, é atualmente um dos mais produtivos do país. Outro grupo de pesquisa altamente produtivo do Instituto de Química – USP, liderado por um seu antigo aluno, dedica-se à síntese orgânica.