pt_BR
Ciências da Engenharia | MEMBRO TITULAR

Mario Veiga Ferraz Pereira

(PEREIRA, M. V. F.)

12/03/1953
Brasileira
28/05/2001

Mario Veiga Ferraz Pereira nasceu em março de 1953, no Rio de Janeiro. Seus pais, Yeda e Mauro, são engenheiros civis e eletricistas, além de astrônomos do Observatório Nacional. Foi aluno do colégio São Bento no primeiro grau e do Santo Inácio, no segundo. Formou-se em engenharia elétrica (opção sistemas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio e fez mestrado e doutorado em engenharia de sistemas (otimização), como orientado do Professor Nelson Maculan.
Começou suas atividades no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, Cepel, onde desenvolveu pesquisas em otimização estocástica e análise de confiabilidade aplicadas ao planejamento da operação e expansão do sistema brasileiro. Em particular, foi o autor da metodologia PD Dual, utilizada atualmente pelo Operador Nacional do Sistema para a operação do sistema de geração. A seguir foi gerente de projetos de pesquisa no Electric Power Research Institute, na Califórnia, onde coordenou pesquisas em formação de preços e serviços auxiliares. Nesta mesma época, participou e coordenou pesquisas em otimização com o grupo do Professor Dantzig, em Stanford.
Em 1987 fundou a empresa PSR, que atua nas áreas de consultoria e desenvolvimento de software para concessionárias e investidores na maioria dos países da América do Sul e Central, Áustria, Espanha, Estados Unidos, França e Nova Zelândia, além de instituições como o Banco Mundial, BID e a Agência Internacional de Energia Atômica.
Nos últimos anos vem atuando como consultor em temas de reestruturação e privatização do setor elétrico de vários países, incluindo China (províncias de Hangzhou/Shangai e Guanzhou/Cantão), Colômbia, El Salvador, Guatemala e Venezuela. No Brasil, é consultor do ONS, ASMAE, ANEEL em temas ligados à regulamentação e comercialização de energia.
Foi conferencista convidado e instrutor sobre temas de planejamento e operação na Áustria, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, França, México, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Suécia, Estados Unidos e Venezuela. Foi Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, onde desenvolveu pesquisas em métodos de otimização estocástica em sistemas de grande porte, e professor visitante do Instituto de Investigaciones Tecnológicas, IIT, na Espanha, onde desenvolveu pesquisas sobre planejamento, operação e reestructuração do setor elétrico.
Foi orientador e co-orientador de cerca de 15 teses de Mestrado e 7 de Doutorado em diversas áreas de otimização, inteligência artificial e processamento paralelo em instituições como a UFRJ, IMPA, UFSC, PUC-Rio e IME. Foi também membro de numerosas bancas de Mestrado e Doutorado e comitês no Brasil, Colômbia e Austrália.
Foi co-recipiente do Franz Edelman Award for Management Science Achievement, da Operations Research Society of America, ORSA e do Institute of Management Science, TIMS por seu trabalho na otimização de sistemas hidrotérmicos, que resultou em ganhos operativos de US$ 260 milhões para o setor elétrico brasileiro ao longo de cinco anos. É autor e co-autor de 200 artigos técnicos, e dois livros-texto nas áreas de planejamento e otimização (este último com o professor Nelson Maculan), além de contribuir com um capítulo para o livro de planejamento da expansão da Agência Internacional de Energia Atômica.