pt_BR
Ciências Biológicas | MEMBRO CORRESPONDENTE

Andrew John George Simpson

(SIMPSON, A.J.G.)

05/09/1954
Britânica
28/05/2001

Andrew John George Simpson nasceu em Newcastle-under-Lyme (Inglaterra) em 1954. Graduou-se em Bioquímica na Universidade de Birminghan em 1977 e concluiu seu doutorado na área de Bioquímica de Shistosoma mansoni em 1980 no National Institute for Medical Research, Mill Hill em Londres. No ano de 1983 terminou seu Pós-Doutorado na área de Imunologia e Biologia Molecular do Shistosoma mansoni no National Institute of Health nos Estados Unidos. Em 1983, voltou para o National Institute for Medical Research como pesquisador na Divisão de Parasitologia e foi contratado em 1986 como Pesquisador permanente.
Em 1990, foi convidado pelo Centro de Pesquisas René Rachou em Belo Horizonte para fazer parte de seu staff como Pesquisador visitante, sendo que em 1992 passou a ser Pesquisador associado deste Centro onde formou o Laboratório de Biologia Molecular.
No ano de 1995, iniciou suas atividades no Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer em São Paulo onde desempenha até hoje a chefia do Laboratório de Genética de Câncer, como Associate Member do Instituto. De 1998 a 2000 foi Coordenador de DNA do Projeto de Sequenciamento do Genoma da Xylella fastidiosa da FAPESP que foi concluído com sucesso no início de 2000 e que constituiu o primeiro genoma com mapeamento sequenciado no hemisfério sul e o primeiro genoma de um fitopatógeno a ser sequenciado em todo o mundo. Atualmente é Coordenador do Projeto Genoma do Câncer Humano do Instituto Ludwig/FAPESP.
Suas publicações incluem 15 capítulos em livros e 186 publicações em revistas científicas, sendo a grande maioria em periódicos internacionais. Orientou 22 teses, sendo 12 de mestrado e 10 de doutorado.
Em fevereiro de 2000 recebeu do Governo do Estado de São Paulo o Mérito Científico e Tecnológico pela contribuição como coordenador do Projeto de Sequenciamento Genético da Xylella fastidiosa da FAPESP. Por este trabalho, recebeu também o agradecimento pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília.
No período de 1996 até 1998, foi membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio). Desde sua vinda para o Brasil tem participado como consultor de várias agências de fomento, como FAPESP, CNPq, FINEP e CAPES.
Em fevereiro de 2000 recebeu o Mérito Científico e Tecnológico (Governo do Estado de São Paulo) pela contribuição no Projeto de Sequencimanto Genético da Xylella fastidiosa.
Em agosto de 2000, foi admitido na “Ordem Nacional do Mérito Científico” – Classe Grã-Cruz.
Em Dezembro de 2000, assumiu a coordenação do Projeto Genoma Nacional (CNPq).
Em março de 2001, organizou Brazilian International Genome Conference que foi realizado em Angra dos Reis, RJ, no período de 26 a 29 de março.
Andrew Simpson é casado com Catarina (née Cançado) desde 1993 e tem 3 filhos, Leila com 17 anos, Victoria com 5 anos e William com 3 anos.