pt_BR

Data: 23 de novembro de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

Os impactos da Covid-19 sobre os sistemas de saúde têm sido imensos.  Medidas têm sido implementadas para mitigar danos, como o teleatendimento. O impacto das sequelas da Covid-19 na saúde da população já estão se apresentando e os desafios para o Sistema Único de Saúde também. Nos cenários que se projetam para o futuro, qual dos caminhos o Brasil trilhará? O da reafirmação da saúde universal ou o da mercantilização progressiva do sistema e das políticas de saúde?

 

Para debater esses temas, a Academia Brasileira de Ciências convidou: Adriano Massuda (Eaesp/FGV), José Gomes Temporão (Fiocruz), Gulnar Azevedo e Silva Mendonça (Uerj) e Nadine Clausell (UFRGS).

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich (UFRJ), e o Acadêmico Arnaldo Colombo (Unifesp).

 


Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário em: www.abc.org.br/transmissao 

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.


 

SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 49 | Planejando o sistema de saúde para prioridades pós-covid
Data: 3ª feira, 23/11/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Inscrições gratuitas: 
Local: www.abc.org.br/transmissao 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Adriano Massuda (Eaesp/FGV)
    Médico sanitarista e professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e pesquisador do FGV-Saúde. Foi secretário de Saúde de Curitiba e secretário Nacional de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Fez mestrado e doutorado em saúde coletiva na Unicamp.

 

  • José Gomes Temporão (Fiocruz)
    Médico sanitarista, pesquisador da Fiocruz. Doutor em medicina social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em saúde pública pela Fiocruz. Membro titular da Academia Nacional de Medicina. Foi ministro da Saúde entre 2007 e 2011.

 

  • Gulnar Azevedo e Silva Mendonça (Uerj)
    Médica, professora titular do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Uerj.Tem mestrado em saúde coletiva pela Uerj e doutorado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP). Integra a Diretoria do programa global de vigilância da sobrevida em câncer (Concord), liderado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, na Inglaterra.

 

  • Nadine Clausell (UFRGS)
    Professora titular do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Doutorada em ciências cardiovasculares pela Universidade de Toronto, Canadá.

Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário clicando em www.abc.org.br/transmissao.

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.