pt_BR

Data: 25 de maio de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT) | www.abc.org.br/transmission (EN)

Os algoritmos estão assumindo um lugar de poder na sociedade. Hoje, podem ser pensados como instituições centrais nas ordens políticas, uma vez que influenciam o comportamento dos indivíduos na sociedade, transformam as escolhas sociais e a ação coletiva. Assim, é preciso avaliar a natureza histórica, social e política das instituições algorítmicas, refletindo sobre a governança de algoritmos e, consequentemente, sobre os rumos da democracia na contemporaneidade. E estabelecer princípios para inverter a situação e governá-los:  responsabilidade, transparência, explicações, testes de terceiros e muito mais.

Para debater esse tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou: Ricardo Fabrino Mendonça, Fernando Filgueiras e Jeanna Matthews.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o diretor da ABC Virgílio Almeida.

 


SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 37 | Algoritmos comandam a sociedade e precisam de controles
Data: 3ª feira, 25/05/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Ricardo Fabrino Mendonça
    Professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Democracia Digital (INCT-DD) e coordenador do Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça. Trabalha nas áreas de teoria democrática, políticas de confronto e comunicação política.

 

  • Fernando Filgueiras
    Professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Ostrom Workshop on Political Theory and Policy Analysis da Universidade de Indiana, nos EUA. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Democracia Digital (INCT-DD).

 

  • Jeanna Matthews
    Professora de ciência da computação na Universidade Clarkson, nos Estados Unidos. Membro do Comitê de Política de Tecnologia da Association for Computing Machinery (ACM), co-presidente fundadora do Subcomitê de Políticas de Tecnologia em Inteligência Artificial e Responsabilidade Algorítmica da ACM e vice-presidente do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), que integra o Comitê de Política de Inteligência Artificial dos EUA.

Confira a gravação do webinário:


 

Áudio em inglês:

Saiba como foi o webinário:

ATUAÇÃO DA ABC | 29 de maio de 2021

37ª edição dos Webinários da ABC promove debate sobre algoritmos e inteligência artificial

No dia 25/5, cientistas políticos e da computação abordaram a situação atual e desafios futuros no papel crescente dos algoritmos na sociedade.