pt_BR

Data: 11 de maio de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT) | www.abc.org.br/transmission (EN)

Falecido em 9 de fevereiro de 2021, aos 83 anos, Iván Izquierdo dedicou mais de 60 anos à neurociência, sendo considerado um dos maiores pesquisadores do mundo na área de neurobiologia da memória. No Rio Grande do Sul, onde vivia e trabalhava, influenciou gerações de neurocientistas. Deixou “filhos e netos científicos” ao redor do mundo, tendo recebido mais de 60 prêmios nacionais e internacionais. Foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Para falar sobre algumas das áreas de interesse do Prof. Izquierdo, a ABC convidou: Beatrice Passani, Diana Jerusalinsky e Carlos Alexandre Netto.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o Acadêmico Esper Cavalheiro.

 


SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 36 | O legado de Ivan Izquierdo para a neurociência da memória
Data: 3ª feira, 11/05/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Beatrice Passani – Professora associada da Universidade de Florença (Itália). É doutora em ciências biológicas pela Universidade de Columbia (EUA) e mestre em psicobiologia pela Universidade da Califórnia em Irvine (EUA). Possui mais de 20 anos de experiência em pesquisa básica em neurofarmacologia. Sua palestra se intitula “Somos exatamente o que nos lembramos e também somos aquilo que não queremos lembrar”.
  • Diana Jerusalinsky – Professora titular consulta e diretora do Laboratório de Neuroplasticidade e Neurotoxinas (LaNyN) do Instituto de Biologia Celular e Neurociências, Faculdade de Medicina, Universidade de Buenos Aires (UBA).  É pesquisadora principal do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet). É doutora em ciências biológicas pela UBA. Sua apresentação tem como título “Dissecando diferentes vias envolvidas na formação da memória”.
  • Carlos Alexandre Netto – Professor titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atuou como reitor por dois mandatos entre 2008 e 2016. Doutor em medicina pela UFRGS, com pós-doutorado pela Universidade de Londres. Atua nas áreas de isquemia cerebral, memória e lesão medular. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Sua palestra é intitulada “Hipocampo, novidade e memória”.

Confira a gravação completa do evento: 

Saiba como foi o webinário:

ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 15 de maio de 2021

36º Webinário da ABC reuniu neurocientistas em homenagem a Iván Izquierdo

Pesquisadores, Acadêmicos e espectadores se reuniram no dia 11/5 para celebrar a vida e as inúmeras colaborações científicas de Iván Izquierdo.