pt_BR

Data: 13 de outubro de 2020

Local: www.abc.org.br/transmissao

INSTITUIÇÕES DE PESQUISA: AÇÕES EM RESPOSTA À CRISE

A pandemia da COVID-19 impôs muitos desafios para a comunidade científica mundial. Apesar dos cortes drásticos no financiamento para ciência, tecnologia e inovação nos anos recentes, as universidades e institutos de pesquisa brasileiros responderam prontamente à situação de emergência com ciência de qualidade, até com adaptações de linhas de pesquisa para aplicação direta no combate ao novo coronavírus. Também foi estratégico o papel das agências de fomento e empresas de base tecnológica. Como isso foi possível?

Para debater esse tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou: Antonio Gomes de Souza Filho, Jerson Lima Silva e Liedi Bernucci.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente da ABC para a Região São Paulo, Oswaldo Luiz Alves.

 


Faça sua inscrição para receber seu certificado de participação!
Assista ao nosso webinário em: www.abc.org.br/transmissao.

A emissão do certificado de participação acontecerá em até 30 dias úteis.


 

SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC | CONHECER PARA ENTENDER
ED.25 | INSTITUIÇÕES DE PESQUISA: AÇÕES EM RESPOSTA À CRISE
Data: 3ª feira, 13/10/2020
Hora: 16h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: www.abc.org.br/transmissao

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Antonio Gomes de Souza Filho
    Físico, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2016-2019). Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2011-2015) e ingressou como membro titular em 2018, integrando atualmente o Conselho Consultivo. Vai apresentar exemplos de realizações e resultados já obtidos em relação à pandemia de COVID-19, mostrando como os recursos públicos destinados para as universidades dão retorno para a sociedade.

 

  • Jerson Lima Silva
    Médico, é professor titular no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas e o INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem. É presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Nacional de Medicina (ANM). Dará exemplos de diversos recursos de combate à COVID-19 desenvolvidos graças a um alto de grau de colaboração multidisciplinar.

 

  • Liedi Bernucci
    Engenheira, é diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2018, a primeira mulher eleita para o cargo em 124 anos de história. Foi vice-diretora de 2014 a 2018 e, nos sete anos anteriores, foi chefe do Departamento de Engenharia de Transportes.
    É membro do Conselho Superior da Fapesp e do Conselho Universitário da USP, entre outros. Vai abordar a necessidade de interdisciplinaridade entre grupos de pesquisa, desenvolvidos durante a pandemia de COVID-19 com muito sucesso pelas universidades públicas brasileiras, em atendimento à sociedade.

Assista ao evento completo:

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABCWEBINÁRIOS | 13 de outubro de 2020

Instituições de pesquisa: ações em resposta à crise

O 25o Webinário da ABC teve Antonio Gomes de Souza Filho (UFC), Jerson Lima SIlva (UFRJ/Faperj) e Liedi Bernucci (Poli-USP) debatendo as contribuições da ciência brasileira na emergência da pandemia, em 13/10. Perdeu? Assista aqui!