pt_BR

Data: 1 de setembro de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 22 | QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS – 100 ANOS DE OTTO GOTTLIEB

Só a pesquisa e desenvolvimento dos produtos naturais da Amazônia, aliados à bioeconomia da floresta, podem salvá-la da destruição. Para tanto, o conhecimento da química é o caminho para entender a natureza e defendê-la. Estes eram ideais do cientista Otto R. Gottlieb, considerado o pioneiro nos estudos da fitoquímica no Brasil e responsável por diversos avanços na química de produtos naturais, como sua racionalização e a introdução de técnicas espectrométricas, influenciando uma geração de pesquisadores. Ele foi o único brasileiro já indicado ao Prêmio Nobel – no caso, de Química, em 1999.

Para conversar sobre a liderança do homenageado e os avanços na área, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

 


SERVIÇO
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed. 22 | QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS – 100 ANOS DE OTTO GOTTLIEB
Data: 3ª feira, 1/9/2020
Hora: 16h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: www.abc.org.br/transmissao

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
    É professora titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretora da Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Doutora em química orgânica pela Universidade de São Paulo (IQ-USP), sob a orientação de Otto Gottlieb. Recebeu a Medalha Otto Gottlieb da Sociedade Brasileira de Química (2017). Desenvolve pesquisas em produtos naturais bioativos, ecologia química e química de enxertos vegetais com base em biossíntese. Vai exemplificar alguns princípios ainda atuais de Otto Gottlieb sobre as relações entre as substâncias de uma planta e seu respectivo nicho ecológico, visando a busca de defensivos agrícolas.

  • Vanderlan Bolzani
    Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Royal Society of Chemistry e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês). Farmacêutica, é professora titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara). Desenvolve pesquisas sobre substâncias bioativas e química medicinal de produtos naturais. Mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (IQ-USP), sob a orientação de Otto Gottlieb. Recebeu a Medalha Otto Gottlieb da Sociedade Brasileira de Química (2017). Vai falar sobre a percepção do homenageado sobre a importância de se conhecer o perfil químico das espécies que compõem a biodiversidade, base para o entendimento molecular desses organismos e para exploração racional dessa riqueza, visando produtos de valor agregado.

  • Lauro Barata
    É professor visitante nacional sênior da Capes na Amazônia, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Unifopa). Dirige a Amazon Natural Products Consultancy e tem parcerias com empresas do setor de cosmética ligadas a bioeconomia da floresta amazônica. Paraense, doutorado pela Unicamp e pós-doutorado pelo Instituto de Química de Substâncias Naturais do Centro Nacional Pesquisa Científica (CNRS), França. Vai reportar a continuidade dos estudos de Otto Gottlieb sobre a ciência e tecnologia de produtos naturais da Amazônia: óleos essenciais e extratos de plantas aromáticas, medicinais aplicadas a medicamentos e cosméticos.

  • Norberto Peporine Lopes
    Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Royal Society of Chemistry, da qual recebeu o Prêmio Jeremy Knowles (2020). Farmacêutico, é professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos e a Central de Espectrometria de Massas de Micromoléculas Orgânicas. Vai abordar a técnica e os desdobramentos ecológicos dos produtos naturais, seguindo as reflexões do cientista visionário que foi Otto Gottlieb.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a Acadêmica Vanderlan Bolzani.