pt_BR

Data: 4 de agosto de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 18 | SAÚDE E MEIO AMBIENTE: POLUIÇÃO, SANEAMENTO E ECONOMIA CIRCULAR

 

As pandemias estão inseridas em um cenário complexo. A contaminação é também influenciada por fatores ambientais, como a presença de animais silvestres, o adensamento urbano, a intensa mobilidade humana no mundo globalizado, as vulnerabilidades e a desigualdade extremadas. Nesse contexto, a universalização dos serviços de saneamento, particularmente o esgotamento sanitário, mostra-se imprescindível e urgente, não apenas para a proteção do meio ambiente e preservação da saúde pública, mas também no sentido da recuperação das águas urbanas, da recuperação de recursos e energia, e até mesmo da vigilância epidemiológica.

 

Para debater sobre as questões, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou:

 

 


SERVIÇO
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.18 | SAÚDE E MEIO AMBIENTE: POLUIÇÃO, SANEAMENTO E ECONOMIA CIRCULAR
Data: 3ª feira, 4/8/2020
Hora: 16h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: www.abc.org.br/transmissao

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

 

  • Paulo Saldiva, médico, professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP desde 2016. Desenvolve pesquisas nas áreas de anatomia patológica, fisiopatologia pulmonar, doenças respiratórias e saúde ambiental, ecologia aplicada, cidades e saúde humana, humanidades e antropologia médica. É membro titular da ABC. Ele vai abordar a complexa relação de fatores ambientais como determinantes das pandemias.

 

  • José Galizia Tundisi, especialista internacional em gerenciamento de recuperação de ecossistemas aquáticos. Professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP), atuante no Instituto de Estudos Avançados/USP, na Universidade Feevale e na pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cidade da qual é secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. É presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (Iiega) e atua em outros programas internacionais da área. É co-chairman da Cátedra das Águas Urbanas da USP-EESC/IIE-São Carlos da Unesco. É membro titular da ABC. Ele vai abordar os principais desafios para uma gestão integrada de recursos hídricos em águas urbanas.

 

  • Carlos Chernicharo, engenheiro ambiental, professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fellow da International Water Association (IWA) e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT-ETEs Sustentáveis). Desde 2013, tem atuado como professor visitante no IHE/Unesco-Delft (Holanda). Vai abordar a evolução histórica do saneamento básico no Brasil, o cenário atual e os impactos sobre a saúde e o meio ambiente.

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 04 de agosto de 2020

Saúde e meio ambiente: poluição, saneamento e economia circular

Este foi o tema do Webinário da ABC em 4/8, com os Acadêmicos Paulo Saldiva e José Tundisi e o engenheiro ambiental Carlos Augusto Chernicharo.


CORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 17 de agosto de 2020

Saúde e Meio Ambiente: poluição, saneamento e economia circular

Especialistas de ciências biológicas e ambientais se reuniram na 18ª edição dos webinários da ABC para um debate sobre as condições de saneamento brasileiras. Confira a matéria!