pt_BR

Data: 7 de julho de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 14 | O IMPACTO DA PANDEMIA NA PESQUISA CIENTÍFICA

Unir para conquistar é o lema de uma nova geração de cientistas, talvez o único a fazer sentido em uma era pós-covid-19.  Proatividade, interdisciplinaridade, cooperatividade e empatia são marcas registradas dessa nova realidade científica para a qual os jovens cientistas brasileiros têm contribuído de maneira significativa. Diante da pandemia e dos cortes orçamentários que a ciência brasileira tem sofrido nos últimos anos, o cenário é grave e impacta na produção científica. Quais as lições a serem aprendidas com a pandemia e quais os desafios para o futuro próximo da ciência brasileira no período pós-pandemia?

Para debater sobre o tema, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • Webinaristas: Ildeu Moreira (SBPC), Marcelo Mori (Unicamp) e Jaqueline Mesquita (UnB).
  • Moderadores: O presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a vice-presidente da ABC, Helena B. Nader.

Faça sua inscrição gratuita e assista ao nosso webinário clicando em www.abc.org.br/transmissao.


 

SERVIÇO
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.14 |
IMPACTOS DA PANDEMIA NA PESQUISA CIENTIFICA

Data: 3ª feira, 7/7/2020
Hora: 16h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: www.abc.org.br/transmissao

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • O Acadêmico Marcelo Mori, chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2018-2022). Seu foco será nas profundas mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 nas relações entre cientistas e em abordagens criativas e interdisciplinares para o enfrentamento da crise.

  • A Acadêmica Jaqueline Mesquita, professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB). É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017-2022) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS).  Em 2019 ganhou o prêmio Para Mulheres na Ciência concedido pela L’Oréal-Unesco-ABC. Ela vai abordar as perspectivas dos jovens cientistas brasileiros no médio e longo prazo.

  • O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em História das Ciências, Ensino de Física e História da Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e dos mestrados em divulgação científica da Fiocruz, UFRJ, Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Ele vai focar na mobilização e adaptação das instituições de pesquisa e ensino à situação de pandemia e como a carência de recursos afeta as atividades de pesquisa.