pt_BR

Data: 5 de outubro de 2023

Local: YouTube da ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  junto com cerca de cem entidades científicas, mais um bom número e associações da sociedade civil, lançou a ideia de um Dia de Luta pela Democracia Brasileira, que duas assembleias das entidades em questão fixaram para o próximo dia 5 de outubro, data que remete ao dia em que foi promulgada a Constituição Federal de 1988.  

Nas palavras da  presidente da ABC, Helena Nader, que também é presidente de honra da SBPC, devemos ter a percepção de que falhamos, não promovendo, após a Constituição de 1988, uma intensa educação democrática de nosso povo – e em especial dos mais jovens, aqueles que não tiveram experiência pessoal do horror que é a ditadura. É hora, portanto, de fundamentar, na cultura brasileira, os valores democráticos.

Assim, a ABC está promovendo um webinário no dia 5 de outubro, às 12h, sobre o tema. 

 

Os palestrantes convidados são:

Helena Bonciani Nader

Presidente da Academia Brasileira de Ciências, presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Professora titular da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). Professora emérita da Escola Paulista de Medicina. Biomédica, suas pesquisas envolvem glicoquímica e glicobiologia, em especial o estudo da heparina e heparam sulfato, com especial ênfase na função desses compostos na hemostasia, no controle da divisão celular e na transformação celular. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq.

 

Ruben George Oliven

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Londres, na Inglaterra. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq e vice-presidente da ABC para a Região Sul.

 

 

Wilson da Silva Gomes

Doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquinno, em Roma, na Itália. É professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ensina, pesquisa e orienta na área de comunicação, nas especialidades de comunicação e política e democracia digital. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq .