pt_BR

De: 5 de maio de 2014

Até: 8 de maio de 2014

Local: Embrapa Instrumentação | São Carlos (SP)

No âmbito da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia de Ciências da Alemanha (Deutsche Akademie der Naturforscher Leopoldina) e a Die Junge Akademie promoveram, em São Carlos (SP), reconhecida como “Cidade da Ciência”, no período de 5-8 de maio, o simpósio “Water Issues and Ecological Sustainability in Areas of Urbanization”. Esta reunião teve por objetivo discutir a gestão sustentável dos recursos hídricos no Brasil, além de fortalecer a cooperação entre os dois países nesta área, a partir da mobilização de 27 jovens pesquisadores com menos de 40 anos (11 alemães e 16 brasileiros) que já inseridos na careira científica, seja em universidades ou institutos de pesquisa.

O simpósio buscou, em um primeiro momento, identificar e debater tendências e tópicos futuros de pesquisa nas seguintes áreas: “água e uso do solo”, “água e saúde” e “serviços ecossistêmicos”. Em um segundo momento, os participantes discutiram como os aspectos identificados em cada um dos temas poderiam ser transformados em políticas públicas e/ou ações voltadas para a conscientização da sociedade. No dia 07 de maio aconteceu uma Sessão Pública para tratar das questões abordadas no evento, com a apresentação das conclusões à sociedade.

O último dia de simpósio ficou reservado para a realização de um trabalho de campo. Nesta atividade, foi planejada uma visita técnica, guiada pelo Professor José Galizia Tundisi à Bacia Hidrográfica dos rios Itaqueri e Lobo e à Represa do Broa.

 

Programa

Perfil dos Participantes

Trabalho de Campo

Tópicos de Discussão

Logística

Science Policy Report