pt_BR

Data: 19 de dezembro de 2013

Ao tempo em que constituem aproximadamente metade da humanidade, as mulheres estudando matemática, física e engenharia – dentre outras carreiras científicas e tecnológicas – estão em um número longe de ser equitativo ao de homens. Mesmo em países em que elas conquistaram acesso amplo ao ensino superior, mulheres talentosas acabam por se distanciar destas áreas. Como resultante, a participação de mulheres cientistas e engenheiras no mercado de trabalho continua limitada, sendo mais difícil que estas atinjam as posições hierárquicas mais elevadas na carreira.

Nos últimos anos, a ABC tem desenvolvido uma série de ações visando fortalecer a presença da mulher no cenário científico brasileiro e, para intensificar sua atuação nesta área, constituiu o Grupo de Estudos sobre Mulheres na Ciência. Para demarcar o início dos trabalhos deste Grupo de Estudos, no dia 19 de dezembro, a ABC promoverá em sua sede o Simpósio “Fortalecendo a Presença das Mulheres na Ciência Brasileira: Problemas e Desafios”. Contando com a participação de pesquisadores de importantes universidades brasileiras, bem como do CNPq e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, o encontro tem por objetivo discutir estratégias para a construção de um ambiente mais inclusivo para as mulheres na Ciência brasileira.

Confira a programação do Simpósio.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público. Para garantir sua presença, envie um e-mail para generoeciencia@abc.org.br, constando:
Assunto: Simpósio Mulheres na Ciência Brasileira
Nome
Instituição/Unidade
Cargo/Função

Vídeos