O Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade e a Academia Brasileira de Ciências organizaram o Seminário Internacional sobre Políticas Públicas em Educação Superior nos Países em Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de setembro.
O objetivo foi apresentar e discutir os principais resultados de estudo comparativo do desenvolvimento, das políticas e das perspectivas do ensino superior nos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), e as implicações destes resultados para os países em desenvolvimento de maneira mais ampla. O resultado deste trabalho consta de um livro recentemente publicado pela editora Springer, Higher Education in the BRICS Countries – Investigating the Pact between Higher Education and Society (Dordrecht, 2015), editado por Simon Schwartzman (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, Brasil), Rómulo Pinheiro (University of Agder, Kristiansand, Noruega), e Pundy Pillay (University of the Witwatersrand, Johannesburg, África do Sul), que foram também os organizadores do Seminário, em colaboração com a Academia Brasileira de Ciências.
O seminário contou com a participação de vários dos autores do livro, além da contribuição de especialistas do Brasil, Chile e México. A palestra de abertura do dia 22 de setembro foi proferida pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
A Fundação Ford apoiou a realização do evento.
Os Temas
Nas últimas décadas, o ensino superior se expandiu drasticamente em todos os países em desenvolvimento, em função de sua transformação de sociedades predominantemente rurais e agrárias em sociedades industriais, urbanas e de serviços, e cada vez mais internacionalizadas. Essa expansão resultou da necessidade crescente, por parte dos países, de mais recursos humanos qualificados e de participação na sociedade do conhecimento, e também das aspirações crescentes das populações pelos benefícios culturais, sociais e econômicos associados a uma melhor educação e às ocupações de alto nível.
Embora os países sejam muito diferentes entre si, todos eles devem lidar com as mesmas questões, ligadas aos temas da ampliação e equidade no acesso, avaliação e estímulo à qualidade, financiamento, a necessidade de coordenar um número crescente de setores – stakeholders – envolvidos, o papel do setor público e do privado, a reorganização e diferenciação de seus sistemas de ensino superior, e questões ligadas à competitividade, internacionalização e globalização.
O primeiro dia do Seminário foi dedicado à apresentação das principais conclusões do estudo, mostrando em cada sessão um dos temas centrais do estudo e o exemplo de um caso nacional, seguido de comentários. No segundo dia, os participantes trataram mais especificamente das políticas públicas relacionadas aos temas de inclusão social, qualidade, relevância, financiamento e institucionalização dos sistemas de educação superior.
Programa
Perfil dos Palestrantes (português)
Perfil dos Palestrantes (inglês)
Apresentações
Lista de Participantes
Vídeos