pt_BR

Data: 14 de março de 2024

Horário: 11h

Local: Sede da ABC - Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar - Centro, Rio de Janeiro, RJ

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) convida para o lançamento do livro “Segurança Alimentar e Nutricional: O Papel da Ciência Brasileira no Combate à Fome”, organizado pela Acadêmica Mariângela Hungria, com a colaboração de mais de 40 cientistas.

O lançamento ocorrerá no dia 14 de março próximo, às 11 horas da manhã, na sede da ABC, localizada na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, na cidade do Rio de Janeiro.

O evento híbrido, aberto e gratuito, é direcionado à imprensa especializada em ciência, à comunidade científica e à toda sociedade brasileira.

Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da ABC

No dia 18 de abril será realizado outro encontro, em São Paulo, na Fundação Bunge, voltado para outro público: representantes do agronegócio. Esse será um evento fechado, com foco em divulgar o conteúdo do livro e mostrar o quanto o agronegócio pode contribuir para a erradicação da fome no Brasil.

 


 

A importância do tema

Investimentos feitos em pesquisa científica revolucionaram a agricultura brasileira, que passou de importadora de alimentos na década de 1960, para grande exportadora de grãos e carnes nos dias de hoje. No entanto, enfrentamos o paradoxo de produzirmos alimentos suficientes para alimentar globalmente quase um bilhão de pessoas, mas ainda assim, termos em nosso próprio quintal mais de 33 milhões de brasileiros em estado de insuficiência alimentar grave.

É neste contexto que a ciência brasileira, com sua abordagem multidisciplinar e ações transversais, se mostra fundamental para resolver esse dilema.