pt_BR

Data: 26 de setembro de 2017

Local: Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (Cienp) | Florianópolis (SC)

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), realizou no dia 26 de setembro de 2017, em Florianópolis, o segundo encontro da série Academia-Empresa. Desta vez, a reunião teve como foco a indústria de fármacos no Brasil. No evento, foram discutidas a inovação no setor e a necessidade de interação entre universidades e empresas.

Entre os palestrantes confirmados para o encontro estavam o secretário de inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra; o gerente de medicamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Pieroni; e o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa. Também estiveram no encontro o presidente e o vice-presidente da ABC, Luiz Davidovich e João Fernando Gomes de Oliveira; e o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães.

O evento aconteceu no Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (Cienp), que fica no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC).

O primeiro evento da série Academia-Empresa aconteceu no dia 12 de junho, na sede da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em São Paulo. O encontro discutiu o Sistema de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para Inovação no setor químico. A série Academia-Empresa prevê ainda a realização de mais duas reuniões.

 

Programa

Relatório

Em cima, à esquerda: Acadêmicos, executivos do setor químico e representantes de agências de fomento participaram do encontro. À direita: o Acadêmico e presidente da Embrapii Jorge Guimarães
Embaixo: na mesa do encontro de fármacos, os Acadêmicos Álvaro Prata, Luiz Davidovich, João Batista Calixto, Jorge Guimarães e João Fernando Oliveira.

 

 

Encontros Academia-Empresa

A ABC, juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), realizou nos dias 12 de junho e 26 de setembro dois encontros focados na interação entre pesquisadores e empresários. A ideia era a construção de diagnósticos de cenários e a elaboração de propostas de ações conjunta. As reuniões mobilizaram importantes nomes que atuam com pesquisa e negócios das áreas da indústria química e de fármacos, além de associações empresariais e representantes de instituições de fomento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O primeiro evento aconteceu na sede da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em São Paulo, e discutiu o sistema de fomento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para inovação no setor químico. O coordenador foi o Acadêmico Fernando Galembeck (Unicamp), que reforçou a perspectiva de união entre profissionais de alta competência científica que interagem pouco com companhias e associações de empresários. Já o segundo encontro, realizado no Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (Cienp), no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), teve como foco a indústria de fármacos no Brasil, sob a luz do diálogo entre produção acadêmico-científica e aplicação industrial. O vice-presidente da ABC, João Fernando Gomes de Oliveira, ressaltou que os resultados dos encontros vão contribuir para o documento aos presidenciáveis elaborado pela ABC, com sugestões de ações que devam ser tomadas para promover o desenvolvimento de setores fundamentais para o crescimento do país.

Fonte: Relatório de Atividades 2017 pg 42