pt_BR

Data: 15 de agosto de 2022

Local: Evento híbrido - Sede da ABC e www.abc.org.br/transmissao

No dia 15 de agosto, 2a feira, acontecerá o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados para o Rio de Janeiro 2022-2026. A cerimônia presencial será realizada na sede da Academia Brasileira de Ciências, às 14:00, na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar.

Na ocasião, serão diplomados cinco jovens pesquisadores de destaque na ciência fluminense, eleitos no final de 2021 e empossados automaticamente em 1o de janeiro de 2022.

O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da ABC no YouTube.*

 


SERVIÇO
• Data: 15 de agosto de 2022
• Horário: 14h
• Formato: presencial, com transmissão pelo You Tube da ABC (www.abc.org.br/transmissao)
• Local: Auditório da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro (RJ)
• Informações: Kenya C. H. Aragão de Carvalho. E-mail: kenya@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8100 r. 8139

Conheça os novos membros:

  • Carlos Eduardo Ganade | Ciências da Terra
    Pesquisador em geociências do Serviço Geológico do Brasil da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e doutor em ciências, na área de geotectônica geoquímica, pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve atividades aplicadas ao mapeamento geológico do pré-cambriano da região Nordeste do país. Desenvolve pesquisas no campo geocientífico, a partir de perspectiva multidisciplinar, com ênfase nos temas: aplicação da geologia isotópica à evolução crustal; evolução tectônica do pré-cambriano.

  • Gabriela Ribeiro Pereira | Ciências da Engenharia
    Professora associada do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe/UFRJ. Chefe da área de Ensaios Não Destrutivos do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), coordenadora do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Coppe/UFRJ) e vice-chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Poli/UFRJ). Suas pesquisas estão focadas no desenvolvimento de metodologias de inspeção e estudo de técnicas não destrutivas para avaliação estrutural e caracterização de diferentes materiais utilizados na indústria.

  • Marcelo Trovó Lopes de Oliveira | Ciências Biológicas
    Professor associado do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq, bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Suas pesquisas envolvem diversidade, biogeografia, conservação, evolução, ontogenia e a sistemática de linhagens de plantas neotropicais, com ênfase na família Eriocaulaceae.

  • Simon Griffiths | Ciências Matemáticas
    Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou estudos pós-doutorais nas universidades de Montréal e MC Gill, no Canadá; no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro; e na Universidade de Oxford, Inglaterra. Tem experiência nas áreas de combinatória, probabilidade, teoria aditiva dos números e na interação entre essas áreas. Sua pesquisa tem foco os seguintes temas: grafos aleatórios, processos aleatórios de grafos, teoria de Ramsey e sensibilidade a ruídos.

  • Thaiane Moreira de Oliveira | Ciências Sociais
    Professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista de produtividade 2 do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj). Sua pesquisa analisa desinformação relacionada à ciência, disputas globais, políticas e epistêmicas sobre a informação científica e os processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação e de tecnologias para enfrentamento à desinformação, com foco em administração de conflitos informacionais.

Confira a gravação completa do evento:

 

Saiba como foi o evento:

Confira tudo sobre o Simpósio e Diplomação dos Novos Afiliados para o RJ 2022-2026

Sede da ABC recepcionou os cinco novos Acadêmicos, todos pesquisadores de destaque na ciência fluminense.