pt_BR

Data: 4 de maio de 2018

Local: Embrapa Sede | Brasília (DF)

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas) promoveram, no dia 4 de maio, em Brasília, seminário para a apresentação oficial do livro “Challenges and Opportunities for Food and Nutrition Security in the Americas: The View from the Academies of Sciences”.

A obra foi elaborada por Ianas, em colaboração com as Academias de Ciências das Américas do Norte, Central e do Sul, mobilizando mais de 230 pesquisadores. O livro apresenta uma síntese do estado da arte do conhecimento sobre agricultura, pecuária e florestas no continente. Também são sugeridas linhas de pesquisa que podem contribuir para equacionar desafios rumo à sustentabilidade ambiental e social.

Cada uma das Academias de Ciências participantes indicaram coordenadores para elaborarem capítulos sobre seus países. Do lado brasileiro, a ABC indicou os Acadêmicos Evaldo Vilela (UFV/Fapemig) e Elibio Rech (Embrapa) para desempenharem essa função. Eles contaram com o apoio dos pesquisadores Cleber Soares (Embrapa Gado de Corte), Geraldo Martha (Embrapa-Labex) e Marília Nutti (Embrapa Agroindústria de Alimentos), que atuaram na definição dos conteúdos e identificação de demais autores para o capítulo sobre o Brasil.

O projeto foi desenvolvido e financiado pelo Ministério de Pesquisa e Educação da Alemanha, pela Academia de Ciências da Alemanha-Leopoldina e pela Rede Global de Academias de Ciências (IAP). O objetivo é oferecer avaliações valiosas sobre o tema, que possam munir gestores públicos na condução de políticas em nível nacional e regional.

Após a publicação da obra, a IAP irá produzir um relatório global sobre a Segurança Alimentar e Nutricional. A iniciativa visa dar ao mundo uma visão acurada e holística sobre a Segurança Alimentar e Nutricional, baseada na ciência, objetivando a proteção da humanidade.

“Challenges and Opportunities for Food and Nutrition Security in the Americas: The View from the Academies of Sciences” está disponível, gratuitamente, nas versões eletrônicas, em inglês e espanhol.

Fotos:

No dia 04 de maio, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês), promoveu, em Brasília, o lançamento nacional do livro “Challenges and Opportunities for Food and Nutrition Security in the Americas: The View from the Academies of Sciences”. A mesa de abertura contou com a presença de Mauricio Lopes (Presidente da Embrapa), Jeremy McNeil (Co-Presidente de Ianas) e Maria Zaira Turchi (Presidente do Confap), além de Evaldo Vilela (UFV/Fapemig) e Elibio Rech (Embrapa), Acadêmicos que coordenaram a produção do capítulo brasileiro.

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABC | 06 de agosto de 2018

ABC participa de reunião do Science 20 em Rosário, Argentina

Acadêmico Evaldo Vilela representou a ABC em reunião do Science 20, grupo constituído pelas Academias de Ciências dos países que formam o G20.


ATUAÇÃO DA ABC | 16 de maio de 2018

ABC promove lançamento de livro de Ianas sobre segurança alimentar nas Américas

No dia 04 de maio, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),…