pt_BR

De: 28 de agosto de 2017

Até: 29 de agosto de 2017

Local: Academia Brasileira de Ciências (ABC) | Rio de Janeiro (RJ)

Nos dias 28 e 29 de agosto de 2017, a ABC em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) promoveram o “International Seminar on the Promotion, Development, Support and Evaluation of Innovation”. O encontro, gratuito e aberto ao público, discutiu a inovação no Brasil. O evento aconteceu na sede da ABC e contou com a presença dos presidentes da Academia e da Finep, Luiz Davidovich e Marcos Cintra, respectivamente, além de especialistas convidados.

A dificuldade encontrada pelas agências de financiamento em avaliar os resultados tangíveis e intangíveis dos programas de inovação desenvolvidos com recursos públicos motivou a organização do encontro. Assim, o seminário teve como objetivo a criação de um espaço de diálogo em que fosse possível analisar e discutir metodologias e experiências de organizações governamentais e empresas privadas, nacionais e internacionais, de programas de promoção e financiamento da inovação. A intenção dos organizadores foi suscitar um denso debate nos itens que auxiliarão na formulação e consolidação de uma plataforma de avaliação a ser utilizada por agências como a Finep.

O encontro abordou questões cruciais para o estabelecimento de uma cultura de inovação. As sessões foram organizadas de forma a trazer múltiplos olhares sobre o tema, incluindo não só conferencistas que são referência no país, como também a participação de especialistas estrangeiros, cujas experiências acrescentarão e enriquecerão o debate local.

Ao final das conferências, o membro titular da ABC e professor da Coppe/UFRJ Edmundo Albuquerque de Souza e Silva conduziu sessão especial, onde foram apresentadas as conclusões e sugestões metodológicas que poderão ser úteis no aprimoramento das plataformas de avaliação de inovação no Brasil.

O seminário contou com o apoio do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da instituição (Pesc/Coppe).

 

Programa

Perfil dos Palestrantes

Fotos

Em cima: à esquerda, Marcos Cintra e Luiz Davidovich; à direita, James Kurose.
Embaixo: professor Fred Gault, do UNU-MERIT, Holanda; Jong Ouk Youn, diretor do MSS, Coreia do Sul e o Acadêmico Álvaro Prata, do MCTIC

Vídeos

Seminário internacional de promoção, desenvolvimento, apoio e avaliação da inovação

Seminário Internacional de Promoção, Desenvolvimento,
Apoio e Avaliação da Inovação

Nos dias 28 e 29 de agosto, a ABC e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) promoveram o “International Seminar on the Promotion, Development, Support and Evaluation of Innovation”, na sede da ABC.
Os palestrantes representavam instituições como a Agência de Inovação da Noruega; a Fundação Nacional de Ciência (NSF, na sigla em inglês), dos EUA; a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); a Open Networking Foundation (ONF); o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (CDTI), da Espanha; o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Google no Brasil; o Instituto Maastricht de Pesquisa Econômica e Social e Inovação e Tecnologia (UNU-MERIT) das Nações Unidas, na Holanda; o Ministério de Pequenas Empresas e Startups (MSS, na sigla em inglês) da Coreia do Sul; o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Brasil; a Unidade de Monitoramento e Avaliação da Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII) do Uruguai; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Stanford (EUA). O diretor da NSF para as áreas de Engenharia, Ciência e Computação, James Kurose, explicou como ocorre a produção de pesquisa e avaliação na agência governamental independente dos Estados Unidos. Ele relatou que, desde 1995, as áreas de computação, comunicação, tecnologia da informação e infraestrutura cibernética são responsáveis por 25% do crescimento econômico do país. Na Coreia do Sul, país cujo setor privado mais investe em pesquisa e desenvolvimento, mais de 4% do PIB é investido em pesquisa e desenvolvimento [P&D]: em 2016 o país direcionou US$ 2,8 bilhões para o setor, que gera mais de 130 milhões de empregos, por meio das pequenas e médias empresas. Na Espanha, destacam-se os ambientes de inovação, como os Parques Tecnológicos, que empregam mais de 160 mil pessoas, em 8 mil empresas.

Fonte: Relatório de Atividades 2017 pg 25