pt_BR

De: 18 de abril de 2016

Até: 19 de abril de 2016

Local: Castro’s Park Hotel

A Regional Minas & Centro-Oeste da Academia Brasileira de Ciência (ABC) realizou, nos dias 18 e 19 de abril, em Goiânia, a reunião “A Pesquisa na Agricultura: Implicações para a Sustentabilidade e a Segurança Alimentar Global“, com coordenação dos Acadêmicos Mauro Teixeira  e Evaldo Vilela .

O evento aconteceu em comemoração ao Centenário da ABC e em preparação à sessão “Segurança Alimentar Sustentável” da Reunião Magna 2016, que aconteceu entre os dias 4 e 6 de maio, no Rio de Janeiro.

As apresentações e debates enfatizaram a contribuição da pesquisa científica e tecnológica que colocou o Brasil na condição atual de grande produtor de alimentos e que tem pela frente o desafio da sustentabilidade na era pós Acordo de Paris (COP 21), continuando a contribuir decididamente para a segurança alimentar global. Foi atribuído foco especial ao papel da região Centro-Oeste neste contexto.

Cada palestrante fez uma apresentação crítica sobre o presente e o futuro da pesquisa no seu tema, em uma abordagem objetiva e estratégica de questões-chave, como a vulnerabilidade da agricultura brasileira no tocante à cadeia de insumos, aos recursos genéticos animais e vegetais e aos limites ambientais no país.

Além da Fapemig, são parceiras na realização da reunião as Fundações de Amparo à Pesquisa e correspondentes nos estados de Goiás (Fapeg); Distrito Federal (FAPDF); Mato Grosso (Fapemat) e Mato Grosso do Sul (Fundect)

Programação

APOIO

 

Solenidade de abertura do

evento “A Pesquisa na Agricultura” em Goiânia. Foto: Van Lima

Pesquisa na Agricultura:
Implicações para a Sustentabilidade
e a Segurança Alimentar Global

A Regional Minas & Centro-Oeste da ABC realizou, nos dias 18 e 19 de abril, em Goiânia, a reunião
“A Pesquisa na Agricultura: Implicações para a Sustentabilidade e a Segurança Alimentar Global”,
com coordenação dos Acadêmicos Mauro Teixeira e Evaldo Vilela. O evento aconteceu em comemoração
ao Centenário da ABC e em preparação à sessão “Segurança Alimentar Sustentável” da Reunião Magna 2016.
As apresentações e debates enfatizaram a contribuição da pesquisa científica e tecnológica que colocou
o Brasil na condição atual de grande produtor de alimentos e que tem pela frente o desafio da
sustentabilidade na era pós Acordo de Paris (COP 21), continuando a contribuir decisivamente para a segurança alimentar global. Atribuiu-se foco especial ao papel da região Centro-Oeste neste contexto.
Cada palestrante fez uma apresentação crítica sobre o presente e o futuro da pesquisa no seu tema,
em uma abordagem objetiva e estratégica de questões-chave, como a vulnerabilidade da agricultura brasileira no tocante à cadeia de insumos, aos recursos genéticos animais e vegetais e aos limites ambientais no país.
Foram parceiras na realização da reunião as Fundações de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e de Goiás (Fapeg), que são membros institucionais da ABC, e as FAP’s do Distrito Federal
(FAPDF); do Mato Grosso.(Fapemat) e do Mato Grosso do Sul (Fundect).