Em 2/10, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, lançaram a 1ª edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI).

Durante todo o mês, o ministério promove uma série de atividades de popularização da ciência por meio do canal no YouTube. Todos os dias, uma entidade vinculada ao ministério é responsável por uma programação de palestras, entrevistas e oficinas que podem ser acompanhadas gratuitamente por toda a população.

Durante o evento de lançamento, o ministro destacou a importância da ciência, da divulgação científica e a relevância dessa proximidade com a população, especialmente com os jovens, “para que eles vejam na ciência uma visão do seu futuro das possibilidades que têm pela frente”, disse.

O evento também realizou a entrega do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, que homenageou o jornalista Carlos Fioravanti, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), um reconhecimento da sua dedicação por décadas no desenvolvimento da divulgação científica.

“Cada dia mais temos que fazer com que a pesquisa seja realmente voltada para assuntos dos problemas do nosso país, e precisamos atacá-los com conhecimento”, ressaltou o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, ao destacar que a ponte entre ciência e sociedade é imprescindível para fortalecer a pesquisa brasileira e para que a população entenda a importância do investimento em ciência para a promoção da qualidade de vida, saúde e desenvolvimento social e econômico, e tantos outros benefícios.

A decisão de expandir a Semana da Ciência e Tecnologia para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações tem a intenção de demonstrar a importância abrangente da ciência. Para o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, a ciência nunca esteve tão em evidência e é relevante mostrar a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do Brasil. “Sempre que a ciência foi chamada para resolver os problemas do Brasil, os pesquisadores responderam de forma bastante incisiva, então, passarmos da Semana da Ciência para o Mês da Ciência, nós temos que exaltar o valor da ciência para o desenvolvimento do Brasil”. A 17ª edição da SNCT está inserida nas atividades e celebrações a serem realizadas no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Veja a programação aqui.

Leia a matéria original, do Boletim do MCTI, aqui.