O Rio de Janeiro sediará, entre 19 e 21 de outubro, a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O encontro tem como objetivo principal discutir estratégias, metodologias e experiências que orientem a implantação de políticas que visem o combate às desigualdades na saúde por meio da ação sobre os determinantes sociais da saúde.

O Acadêmico Cesar Gomes Victora participará como coordenador da mesa-redonda “Mudando o papel da Saúde Pública”, que acontece no dia 20/10, a partir das 14 hrs. Professor Emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, Victora possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e PhD em Epidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres. Atualmente, é presidente da Associação Epidemiológica Internacional (2011-14).

“A Conferência será o maior evento patrocinado pela OMS desde a histórica reunião de Alma-Ata em 1978, na qual foram estabelecidos os princípios da Atenção Primária à Saúde. Mais de 100 nações e cerca de 70 ministros da saúde estarão presentes”, diz o Acadêmico.

Para ele, a reunião oferecerá uma excelente oportunidade para disseminar, entre políticos e tomadores de decisões, os recentes progressos científicos sobre como medir e enfrentar desigualdades sociais em saúde através de ações estratégicas. “Não apenas dentro do setor assistencial, mas principalmente de escopo inter-setorial”. Segundo Victora, houve reduções nas desigualdades sociais e regionais para muitos indicadores, o que permitirá um compartilhamento destes resultados com representantes de outros países, assim como uma troca de experiências.

Na mesa-redonda citada, o assistente sênior vice-ministro da Agência de Saúde Pública do Canadá, Jane Billings, participará como relator. Os demais integrantes são a ministra da Saúde Pública e Saneamento do Kenya, Beth Mugo, o ministro da Saúde da África do Sul, Aaron Motsoaledi, o sub-secretário da Saúde do México, Mauricio Hernández, o presidente da Associação Médica Mundial, José Gomes do Amaral, e o presidente da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública, James Chauvin.

Durante a conferência será criado um documento técnico com orientações para políticas de combate às iniquidades em saúde, por meio da ação sobre os determinantes sociais, além da Declaração do Rio, documento que visa expressar o compromisso político dos estados membros para a implementação dessas políticas.

O evento será transmitido ao vivo através do portal www.cmdss2011.org, onde é possível obter maiores informações.