Caso não esteja visualizando este e-mail, clique aqui

Simpósio ABC-Biodiversidade
Singularidades da biodiversidade brasileira: ecologia e conservação

A sessão conduzida pela bióloga do Inpa Camila Ribas foi parte do Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) entre 19 e 21 de setembro, e trouxe especialistas em uso sustentável da biodiversidade, processos biogeoquímicos, diversidade vegetal e genética da conservação.

Leia no site da ABC

SIMPÓSIO ABC-BIODIVERSIDADE
Natureza e tecnologia em parceria para a produção de fármacos

Em debate reunindo pesquisadores de diferentes áreas, Acadêmicos e convidados discutiram as possibilidades farmacológicas da biodiversidade brasileira e como elas podem ser potencializadas pela química e biotecnologia.

Leia no site da ABC

SIMPÓSIO ABC-BIODIVERSIDADE
Biodiversidade e biologia evolutiva para sustentabilidade

Em debate multidisciplinar, pesquisadores da área biológica e genética discutiram diferentes aspectos da evolução de espécies e sua diversidade.

Leia no site da ABC

SIMPÓSIO ABC-BIODIVERSIDADE
Biodiversidade: segurança alimentar e qualidade dos mananciais

Reunindo especialistas da área da genética e biologia em evento sobre biodiversidade promovido pela ABC, debate fomentou a necessidade de se investir na pesquisa genética e bases de dados de espécies.

Leia no site da ABC

SIMPÓSIO ABC-BIODIVERSIDADE
Patógenos na biodiversidade brasileira

O que a biodiversidade brasileira tem a oferecer para a pesquisa patogênica? Para discutir as questões dessa relação, médicos, biólogos e geneticistas compuseram debate sobre biodiversidade e patógenos em evento promovido pela ABC.

Leia no site da ABC

SIMPÓSIO ABC-BIODIVERSIDADE
Políticas públicas para salvar a natureza

No último encontro do Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade, pesquisadores discutiram os desafios de se criar uma agenda para a conservação.

Leia no site da ABC



O que James Heckman não sabe

Membro do grupo de estudos sobre educação infantil da ABC, João Batista Oliveira diz em artigo na VEJA que o Prêmio Nobel James Heckman, que colaborou com o estudo, não sabe que o país está prestes a aprovar um currículo para a educação infantil e para a alfabetização que ignora as evidências científicas.

Leia no site da ABC

A soberania e a crise na ciência: o começo do fim

Confira o artigo do Acadêmico Isaac Roitman publicado na edição de 25 de setembro do jornal Correio Braziliense.

Leia no site da ABC

Acadêmica fala da crise na ciência na TV Cultura

O programa Panorama, da TV Cultura, recebeu na terça-feira, 26 de setembro, das 12h30 às 13h, a Acadêmica Helena Nader . Ela falou sobre a crise orçamentária da ciência brasileira e as consequências para o futuro do país.

Leia no site da ABC

25 de setembro foi Dia do Rádio: saiba por quê

Matéria do jornal O Globo destaca a data do nascimento de Edgard Roquette-Pinto , fundador da primeira emissora do país: a Rádio Sociedade, na Academia Brasileira de Ciências.

Leia no site da ABC

Acadêmico é eleito Membro Honorário da Sociedade Europeia de Cerâmica

Professor do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, Victor Carlos Pandolfelli recebeu o título em cerimônia em Budapeste.

Leia no site da ABC

Acadêmico é agraciado com o título de Professor Emérito

Docente do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, Liu Hsu teve a emerência aprovada pelo Conselho Universitário, nesta semana.

Leia no site da ABC

Instituto oferece prêmio a cientistas com pesquisas em doenças infecciosas

A Fundação Christophe e Rodolphe Mérieux do Instituto da França está com inscrições abertas, até 27 de novembro, para o prêmio científico Christophe Mérieux 2018. A premiação é voltada a cientistas de países em desenvolvimento.

Leia no site da ABC

 

 

Acompanhe os próximos eventos da ABC

 
 
 

 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

| cancelar assinatura |