Português > Atuação > Internacional > Rede Global de Academias de Ciências (IAP)


Rede Global de Academias de Ciências (IAP)

A Rede Global de Academias de Ciências, antigo Painel InterAcademias (IAP, na sigla em inglês, mantida após a mudança de nome) é uma rede global de 104 academias científicas destinadas a ajudar os seus membros a desenvolverem as ferramentas adequadas para participar das discussões de política científica que ocorrem em importantes foros internacionais.

Os membros do IAP partilham a convicção de que tem muito a aprender uns com os outros e de as comunidades científicas nacionais podem, através das redes de comunicação criadas pelo IAP, aumentar tanto a sua capacidade de agir junto aos cidadãos de seus respectivos países quanto a sua presença junto aos tomadores de decisões.

A ABC tem continuamente ocupado uma posição de destaque no órgão, tendo, inclusive, exercido a co-presidência de 2000 a 2003, através do vice-presidente da ABC Hernan Chaimovich, e pertencido ao Comitê Executivo do órgão. Além disso, a ABC faz parte, através do IAP, do Programa Mundial de Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos, onde é representada pelo Acadêmico José Galizia Tundisi . O diretor da ABC Carlos Henrique de Brito Cruz  co-preside um dos mais importantes grupos de trabalho do IAP, o Development Advisory Committee (DAC).

Para acompanhar a participação da Academia Brasileira de Ciências na Rede Global de Academias de Ciências (IAP) e suas parcerias com a entidade, veja os Relatórios de Atividades da ABC.

Relatório de Atividades da ABC 2011
Relatório de Atividades da ABC 2010
Relatório de Atividades da ABC 2009




webTexto é um sistema online da Calepino