Português > Notícias > Entidades científicas se posicionam contra PEC 19/2016


Entidades científicas se posicionam contra PEC 19/2016

  • Compartilhe:

Publicado em 16/02/2016

No dia 16 de fevereiro, diversas entidades científicas brasileiras se uniram em carta aberta ao governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB/RJ), contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19/2016, de autoria do próprio governador, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e prevê a redução do repasse destinado à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) de 2% para 1% da arrecadação anual do estado.

Assinam a carta o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Conselho Superior da Faperj, Jacob Palis ; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader ; o diretor do Parque Ecológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Carlos Costa da Silva Pinto ; o diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), Edson Hirokazu Watanabe  e o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Francisco Sampaio.

Esse novo documento reforça a carta enviada no dia 12 de fevereiro a Pezão e ao presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB/RJ) e assinada pelos presidentes da ABC e da SBPC. Confira a matéria aqui.

Leia abaixo a íntegra da nova carta:

Excelentíssimo Senhor
Luiz Fernando de Souza
Governador do Estado do Rio de Janeiro

Senhor Governador,

Nós, abaixo assinado, nos manifestamos contra a proposta de redução dos 50% no orçamento atual da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), seguindo a linha do artigo extremamente oportuno, claro e objetivo (jornal O Globo de 14/02/2016), do Prof. Jerson Lima Silva, que trata de questões atuais que afetam não apenas a FAPERJ, mas também toda a ciência do Estado do Rio de Janeiro.

Viemos trazer a Vossa Excelência nossa preocupação com este fato que, a permanecer, pode comprometer os esforços realizados até agora para o crescimento e consolidação da FAPERJ.

Na certeza de que esta manifestação terá acolhida por parte de Vossa Excelência, subscrevemo-nos,

Atenciosamente,

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ABC)
Jacob Palis Junior - Presidente

ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA (ANM)
Francisco Sampaio - Presidente

CONSELHO SUPERIOR DA FAPERJ
Jacob Palis Junior - Presidente

INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DEENGENHARIA (COPPE/UFRJ)
Edson Hirokazu Watanabe - Diretor

PARQUE TECNOLÓGICO UFRJ
José Carlos Costa da Silva Pinto - Diretor

SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC)
Helena B. Nader - Presidente



(ASCOM ABC / Foto: Fernando Frazão- Agência Brasil)



webTexto é um sistema online da Calepino