Português > Notícias > Alerta sobre crise na ciência no JN


CIÊNCIA NA MÍDIA

Alerta sobre crise na ciência no JN

  • Compartilhe:

Publicado em 1º/11/2017

A edição do Jornal Nacional (JN), telejornal da Rede Globo, de sábado, 28 de outubro, exibiu reportagem sobre o preocupante caminho que os cortes na ciência brasileira podem levar o país. A matéria ouviu jovens estudantes que aspiram à carreira científica e deu destaque à campanha que os cientistas vêm fazendo na Internet. O movimento alerta para os cortes no orçamento e chama a atenção para a importância de se compreender que ciência é investimento e não luxo.

A reportagem mostrou que o orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) caiu de R$ 8,7 bilhões em 2014 para R$ 3,7 bilhões em 2017. É dado destaque para as perspectivas bastante pessimistas que apontam para novos cortes no orçamento no ano que vem.

Equipamentos quebrados, pesquisas paradas, bolsas cortadas e até pesquisadores saindo do país são alguns dos exemplos graves apresentados na matéria. Professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) a Acadêmica Mayana Zatz  é um dos pesquisadores ouvidos pelo JN. Ela diz esperar que o governo ouça os alertas da comunidade científica.

"Se o governo não se sensibilizar vai ser o fim da ciência brasileira", disse. "Um país que não dá dinheiro para ciência e tecnologia vai ficar sempre para trás. Vai ser uma geração perdida e vai ser um desastre para o país", ressaltou.

Confira a matéria na íntegra.


(Ascom ABC)



webTexto é um sistema online da Calepino