Português > Notícias > 29ª Assembleia Geral da IUPAP escreve ao presidente e ao ministro de (...)


POLÍTICA DE CT&I

29ª Assembleia Geral da IUPAP escreve ao presidente e ao ministro de CTIC

  • Compartilhe:

Publicado em 16/10/2017


A 29ª Assembleia Geral da IUPAP foi realizada em São Paulo, no Brasil, de 11 a 13 de outubro de 2017. O destaque da reunião foi a aprovação das mudanças no Sistema de Unidades Internacionais: a definição da massa. Em 90 anos, foi a primeira vez em que o encontro a União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP, na sigla em inglês) aconteceu na América Latina.

Paralelamente à Assembleia Geral, ocorreu um workshop especial, que discutiu os novos desafios em muitas áreas da física. Líderes de pesquisa e membros das comissões da IUPAP apresentaram uma perspectiva geral de suas áreas de pesquisa. Entre os palestrantes especiais estavam: William Phillips (Prêmio Nobel de Física, 1997), David Wineland (Prêmio Nobel de Física, 2012); Robin Kaiser (França) e Mark Raizen (EUA).

No final, foi assinada uma moção em prol do apoio à ciência, tecnologia e inovação em todo o mundo, baseada em dados que registram uma ameaça mundial ao financiamento da pesquisa científica e da educação. Os cortes, taxados de “deploráveis”, têm sido em torno de 5 a 10% em diversos países e terão efeitos nefastos sobre a educação, pesquisa e desenvolvimento dos países por muitos anos - isso depois que a melhoria da situação econômica permitir a recomposição dos orçamentos.

No Brasil, porém, as proporções astronômicas dos cortes de recursos levaram a uma manifestação especial: foi decidido pela Assembleia Geral o envio de uma carta ao Presidente da República e ao Ministro de Ciência, Tecnologia Comunicações e Inovações, explicando a dimensão do prejuízo que os cortes do orçamento para CT&I – 44% em 2017 e uma previsão de mais 15,5% em 2018 - trarão ao futuro econômico do país e solicitando a publicação da dita carta em suas páginas eletrônicas. Foi destacado no texto o “prejuízo ao país por muitos anos, com o desmantelamento de renomados grupos internacionais de pesquisa e uma fuga de cérebros envolvendo seus melhores cientistas”.

Leia a moção na íntegra:

"The funding of science research and education is under significant threat in many countries. Budget cuts of 5-10% have been common and are to be deplored. The disruptive effects of such cuts can delay and diminish education, research and development for many years after an improved economic situation allows their restoration.

In Brazil, the budget for research of the Ministry of Science, Technology, Innovations, and Communications had a cut of 44% in 2017, and a new cut of 15.5% is expected for 2018. This will damage the country for many years, with the dismantling of internationally renowned research groups and a brain drain involving its best scientists.

The 29th General Assembly RESOLVES to write to the President of Brazil and the Minister of Science Technology, Innovations, and Communications to explain that the effects that this large cut will have, and that they will seriously jeopardize the economic future of the country, and to publish that letter on its website.

29th General Assembly
International Union of Pure and Applied Physics


(Com dados do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica - CEPOF/USP)



webTexto é um sistema online da Calepino