Reuniões

Simpósio Excellence in Higher Education

Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), promoveu o Symposium on Excellence in Higher Education, reunindo alguns dos maiores especialistas em educação superior no debate sobre rumos e formas de melhorar a qualidade das universidades e instituições de ensino e pesquisa no Brasil.

Durante o simpósio, foram analisados os principais elementos que caracterizam as melhores universidades de pesquisa do mundo. O objetivo do encontro foi discutir formas de viabilizar ações voltadas ao aprimoramento de universidades brasileiras, a fim de melhorar seu posicinamento no raking de instituições de educação e pesquisa de classe mundial.

Foram discutidos aspectos como produção acadêmica, composição e seleção de líderes em pesquisa, composição de fundos e receitas, padrões e estruturas curriculares e extracurriculares, qualificação, seleção e apoio a alunos em graduação e pós-graduação, valores acadêmicos nas instituições, colaboração internacional, informação, difusão e relações das instituições com a sociedade. O debate resultou em uma série de indicações e sugestões de ações para universidades, governos e agências de financiamento à pesquisa no Brasil.

Além de FAPESP e ABC, participaram representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), da University of Bath (Reino Unido) e da German Research Foundation (Alemanha).



Notícias

Especialistas defendem desenvolvimento de universidades de classe mundial

Em abertura de evento realizado na Fapesp em parceria com a ABC, palestrantes afirmam que Brasil precisa de um plano para apoiar e estimular que algumas universidades atinjam excelência internacional em pesquisa.

Contribuições para a celebração dos 100 anos da ABC

Vejam as cotas de patrocínio e a tabela de contrapartida para empresas interessadas em apoiar as atividades de comemoração do Centenário da Academia Brasileira de Ciências, que acontecerá em 2016. Acadêmicos, divulguem e colaborem para a valorização desse momento histórico.


webTexto é um sistema online da Calepino