Reuniões

Enhancing Water Management Capacity in a Changing World

No período de 25 a 28 de junho foi realizado, no Memorial da América Latina, em São Paulo, o simpósio internacional "Enhancing Water Management Capacity in a Changing World: Science Academies Working Together to Increase Global Access to Water and Sanitation". Organizado pela ABC com o apoio da Rede Global de Academias de Ciências (IAP) e da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), o evento também contou com o apoio do Memorial da América Latina, da Sabesp, da CAPES e da FINEP.

Reunindo especialistas de alto nível de 34 diferentes países - sendo 7 da África, 14 da Américas, 8 da Ásia e 5 da Europa - o simpósio atraiu representantes de alguns dos principais programas internacionais na área de recursos hídricos: International Lake Environment Committee (ILEC), International Hydrological Programme - UNESCO (IHP-UNESCO), United Nations University - Institute for Water, Environment & Health (UNU-INWEH) e United Nations Environment Programme (UNEP).

Após três dias de intensas discussões focadas nos principais problemas e desafios para a gestão e a pesquisa na área de recursos hídricos no mundo, os participantes apontaram para a necessidade de uma maior articulação entre as Academias de Ciências, de forma que estas possam intensificar a cooperação internacional e assessorar os governos no desafio de se incrementar o acesso à água de boa qualidade e aos serviços de saneamento nos países em desenvolvimento.

Ao término do simpósio, os participantes do evento fizeram, no dia 29 de junho, uma visita técnica à estação de tratamento de águas da Sabesp em Guaraú, que é responsável pelo tratamento de água do Sistema Cantareira, que é o maior sistema administrado pela Sabesp e um dos maiores do mundo.

Leia o Especial Recursos Hídricos I e o Especial Recursos Hídricos II das Notícias da ABC, com as matérias sobre todas as sessões do evento.




webTexto é um sistema online da Calepino