#s20brasil | s20brasil.org

Novo artigo da presidente da ABC, Helena Nader, para O Globo chama atenção para a reunião do S20 – grupo de academias de ciência do G20 – que ocorrerá nos dias 11 e 12 de março no Rio de Janeiro

Ao assumir a missão de sediar o G20, o Brasil reforça seu papel de influenciador e mediador na busca por resolver questões globais. É bastante valioso para um país que, há poucos anos, conviveu com discursos de desconfiança na ciência e na democracia. Agora, ressurge como liderança em debates que colocam a ciência como protagonista na busca de soluções para temas urgentes.

É o caso da inteligência artificial. Alvo de avanços em anos recentes, esse tipo de tecnologia tem sido colocada como aposta capaz de acelerar pesquisas científicas e transformar a economia dos países — mas precisa, ao mesmo tempo, de medidas para tentar evitar dilemas éticos e outros conflitos.

O mesmo ocorre em relação à bioeconomia e à transição energética. Embora representem demandas urgentes diante do impacto das mudanças climáticas, não se trata de transformação de fácil aceitação e incorporação por todos os países, o que reforça a necessidade de impulsionar debates sobre benefícios, impactos sociais e econômicos e alternativas a partir das diferenças regionais.

(…)

Leia o artigo completo no O Globo.