A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) organizou a sexta edição do Global Women’s Breakfast, de forma presencial, no dia 27 de fevereiro de 2024. A temática da reunião deste ano, “Catalisando a Diversidade na Ciência”, discutiu as dificuldade para o protagonismo das cientistas mulheres em todos países membros da ONU. O encontro do Brasil aconteceu no Anfiteatro Central do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, SP.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Bonciani Nader, esteve entre as conferencistas, assim como a membra titular Marie-Anne Van Sluys. Outra Acadêmica, Vanderlan Bolzani, foi uma das coordenadoras do evento brasileiro.

Em sua fala, Nader chamou atenção para o fato de o Brasil ser o país das Américas com maior desigualdade de gênero na política, mas lembrou que o fenômeno é internacional. Em particular na ciência, a presidente da ABC citou a falta de mulheres vencedoras do Nobel como um sintoma disso. “Meninas precisam saber, desde a pré-escola, que podem ocupar o lugar que quiserem. E a sociedade, não só as mulheres, precisa incentivar isso. Até acredito que, nas universidades, conseguimos avançar mais do que em outros setores, mas não podemos viver numa bolha”, finalizou.

Presidente da ABC, Helena Nader, durante a reunião na Unesp (Foto: Jardel Aielo Sotratti/ IQ Unesp)