A União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) organizou a sexta edição do Global Women’s Breakfast, de forma presencial, no dia 27 de fevereiro de 2024. A temática da reunião deste ano, “Catalisando a Diversidade na Ciência”, discutiu as dificuldade para o protagonismo das cientistas mulheres em todos países membros da ONU. O encontro do Brasil aconteceu no Anfiteatro Central do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, SP.
A presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Bonciani Nader, esteve entre as conferencistas, assim como a membra titular Marie-Anne Van Sluys. Outra Acadêmica, Vanderlan Bolzani, foi uma das coordenadoras do evento brasileiro.
Em sua fala, Nader chamou atenção para o fato de o Brasil ser o país das Américas com maior desigualdade de gênero na política, mas lembrou que o fenômeno é internacional. Em particular na ciência, a presidente da ABC citou a falta de mulheres vencedoras do Nobel como um sintoma disso. “Meninas precisam saber, desde a pré-escola, que podem ocupar o lugar que quiserem. E a sociedade, não só as mulheres, precisa incentivar isso. Até acredito que, nas universidades, conseguimos avançar mais do que em outros setores, mas não podemos viver numa bolha”, finalizou.