Leia artigo do Acadêmico Isaac Roitman, professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador emérito do CNPq e membro do Movimento 2022-2030 O Brasil e o Mundo que queremos, publicado no Correio Braziliense em 17 de janeiro:

A bússola foi criada na China, no século 1. Foi utilizada na navegação e, até hoje, tem grande importância nos estudos da cartografia e astronomia. Foi ela que permitiu e facilitou a exploração na época das grandes navegações. Ao longo do tempo, foi aperfeiçoada e, nos dias de hoje, a bússola digital pode ser utilizada em computadores ou telefones celulares. Em um mundo com fantásticos desenvolvimentos tecnológicos, uma pergunta emerge: seria possível construir uma bússola que, em vez de determinar os pontos cardeais, pudesse indicar os caminhos para a felicidade?

Em 2010 foi lançado o livro A Bússola da Felicidade, de autoria de Tammy Kling e John Spencer. A obra descreve um terrível acidente em que um personagem, Jonathan, perde a filha e a esposa. Ele decide, no seu desespero, deixar tudo para trás e peregrinar pelo planeta para encontrar pessoas que vão lhe oferecer lições valiosas sobre a vida. Nessa jornada, Jonathan vai compreender que cada pessoa ou cada experiência de vida não aparece por acaso, mas para ajustar a sua bússola interna e descobrir o próprio destino. Os autores nos ensinam como superar os sofrimentos e encontrar os caminhos que possam nos levar à superação de problemas e encontrar a plena felicidade.

Consciente ou inconscientemente, todos nós estamos em busca da felicidade. Não é simples defini-la. Ela é abordada pela filosofia, pela psicologia e pelas religiões. Os filósofos associam a felicidade ao prazer, uma vez que é difícil definir a felicidade como um todo, de onde ela surge e os sentimentos e emoções envolvidos. Sigmund Freud abraçava a tese de que todo indivíduo é movido pela busca da felicidade, mas essa busca seria utópica, uma vez que, para ela existir, não poderia depender do mundo real, em que as pessoas têm experiências com o fracasso — portanto, o máximo que o ser humano conseguiria seria uma felicidade parcial.

A doutrina religiosa budista também analisou a felicidade como um dos seus temas centrais. O budismo acredita que a felicidade ocorre por meio da liberação do sofrimento, pela superação do desejo e também pelo treinamento mental. A felicidade é uma somatória de momentos encantados, como, por exemplo, contemplar a alegria e o sorriso de uma criança, como registrado no pensamento e sensibilidade de Charles Chaplin: “Não preciso me drogar para ser um gênio; não preciso ser um gênio para ser humano; mas preciso de seu sorriso para ser feliz”.

(…)

Leia o artigo completo e aberto no Correio Braziliense