Alunos da Ilum Escola de Ciência, cujo diretor é o membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Adalberto Fazzio, foram premiados pelo MIT, dos EUA, por um projeto inovador em filtragem de água. Confira na matéria da Veja:

Pela primeira vez, uma equipe de cientistas brasileiros venceu uma competição internacional do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que avalia projetos inovadores em biologia sintética. O prêmio foi concedido a estudantes da Ilum Escola de Ciência, coordenados por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que idealizaram um sistema para detectar e filtrar microplásticos na água.

O projeto ambiental foi batizado de BARBIE, trocadilho em inglês para um sistema que identifica partículas de microplástico na água por meio de um sensor especializado e utiliza moléculas biológicas e eletromagnetismo para capturar e remover esses resíduos. O mecanismo de filtragem poderia ser implantado em estações de tratamento de água, por exemplo.

(…)

Leia a matéria completa na Veja.