Acaba de ser publicado um artigo na SciELO com resultados de pesquisas sobre percepção pública de ciência durante a pandemia no Brasil. O estudo realizado no Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), sediado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), contou com a participação da membra titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Débora Foguel.

Foram realizados estudos quantitativos e qualitativos entre agosto de 2021 e julho de 2022, cujos resultados foram comparados com dados de série histórica de levantamentos nacionais sobre o tema no Brasil. A pesquisa também se aprofundou sobre a percepção de grupos focalizados por gênero, raça, religião e renda.

Em meio ao crescimento do negacionismo científico, desmonte de políticas públicas, especificamente científicas e tecnológicas, os resultados, contrariando a tendência obscurantista, mostram uma expressiva ampliação do interesse público pela ciência na pandemia no país. Os pesquisadores avaliam o surgimento de uma “onda pró-ciência” na opinião pública no Brasil.

Leia o artigo na íntegra em acesso aberto.

Confira algum dos resultados (gráficos retirados do artigo):

Confiança nos cientistas cresceu quando comparado a em outros profissionais

Dados mostram que a defesa do investimento em ciência é maior em populações de menor renda e minorias sociais

TV aberta segue liderando na capacidade de influenciar a opinião pública