Confira no artigo do diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Acadêmico Marcelo Viana, para a Folha de S. Paulo:

Ministério da Educação divulgou nesta terça (5 de dezembro) os resultados da edição 2022 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que, a cada 3-4 anos, mede o aproveitamento em matemática, leitura e ciências de jovens de 15 anos em mais de 80 países. Nas três áreas, as pontuações brasileiras tiveram pequenos decréscimos, estatisticamente não significativos. Em matemática, que era o foco desta edição, alcançamos 379 pontos ante 384 na edição 2018, a mais recente.

É sabido que a pandemia teve um impacto nocivo no cenário da educação em todo o mundo, especialmente em matemática. Aliás, isso se refletiu em quedas abruptas das pontuações no Pisa, acentuadamente entre os países mais avançados. No caso do Brasil, com grande parte da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e um sistema educacional frágil, especialmente na rede pública, que atende a maioria da população, havia fortes razões para temer um resultado ainda pior.

Mas não há muito o que comemorar: na 65a posição, continuamos entre os 20 piores países do mundo em matemática. E o relatório mostra que 73% dos nossos jovens ficam abaixo do nível 2 do Pisa, considerado necessário para o exercício da cidadania: na OCDE, que reúne os países mais avançados, esse percentual é de 31%.

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Leia o artigo completo na Folha de S. Paulo.