A Câmara Municipal de São Paulo realizou a 2ª edição do Prêmio Ruth Sonntag Nussenzweig neste 1º de dezembro, que reconhece o trabalho de mulheres cientistas, médicas ou profissionais da saúde que atuam no setor de pesquisa científica ou no avanço da medicina. As escolhidas foram indicadas por vereadoras da Câmara Municipal e por líderes das bancadas partidárias sem parlamentares mulheres.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, que é biomédica e professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi uma das condecoradas. Em sua fala, Helena Nader parabenizou a escolha de Ruth Nussenzweig, que também foi membra da ABC, como nome da premiação. “Ela representa tudo aquilo que sonhamos de modelo para meninas na ciência”, disse Nader.

Ela abordou um pouco da história de Ruth Nussenzweig, lembrando que a Acadêmica precisou se exilar durante dois momentos de sua vida por conta de perseguições por governos autoritários. “Ela foi médica, envolvida com a sociedade e a luta pela democracia, envolvida também com a família, foi mãe e avó. O legado dela fica conosco”.

Sobre ter sido escolhida pelo prêmio, Nader se disse honrada. “Sou uma pessoa privilegiada, gostaria de agradecer do fundo do meu coração essa homenagem com esse nome, muito obrigada”, finalizou.

Helena Nader discursa na Câmara Municipal de São Paulo ao receber Prêmio Ruth Nussenzweig (Foto: Câmara Municipal de São Paulo)