No dia 23 de novembro, a ABC promoveu o webinário “Considerações sobre a Ciência Aberta”. A atividade foi virtual com transmissão pelo canal da ABC no YouTube. Na ocasião, a ABC apresentou o documento Open Science: Overview and General Recommendations. O documento em português será lançado em breve.

O webinário teve como objetivo apresentar uma visão geral do movimento de Ciência Aberta (Open Science), comentando alguns dos desafios associados e oferecendo um conjunto de recomendações sobre o tema para a comunidade científica brasileira. A atividade pretende abordar algumas das facetas da Ciência Aberta, estimulando debates e iniciativas, bem como analisando seus diferentes aspectos e aplicações em diversas áreas.

Os palestrantes foram Claudia Bauzer Medeiros (Unicamp/ABC), coordenadora do webinário e do grupo de trabalho responsável pela publicação, Carlos Henrique de Brito Cruz (Elsevier/ABC), Fabio Kon (USP), Iscia Lopes-Cendes (Unicamp/ABC) e Ulisses Barres de Almeida (CBPF), que foi membro afiliado da ABC entre 2018 e 2022. Glaucius Oliva (USP), membro da Diretoria da ABC, foi o moderador.

Leia matéria sobre o evento: WEBINÁRIO E LANÇAMENTO DE DOCUMENTO SOBRE CIÊNCIA ABERTA

Acesse a gravação no YouTube da ABC.