Jefferson Cardia Simões

O membro titular da ABC Jefferson Cardia Simões representará a comunidade científica da América Latina no One Planet Summit – Cúpula Polar a ser realizado entre os dias 8 e 10 de novembro em Paris, França. O Acadêmico foi convidado pelo governo francês, que promove o encontro em parceria com as Nações Unidas e o Banco Mundial.

O Ártico e a Antártica são hoje grandes áreas estratégicas das quais depende o equilíbrio do planeta. Tal como os oceanos, os Pólos Norte e Sul desempenham um papel central na regulação do clima e na preservação da biodiversidade. O estado das geleiras do mundo não é menos preocupante e mostram até que ponto o colapso da criosfera pode ter efeitos devastadores.

Se o colapso criosférico for irreversível, os líderes mundiais devem tê-lo em conta, a fim de permitir que os ecossistemas e as populações se adaptem aos desafios e desastres já visíveis. Os efeitos das perturbações climáticas, que estão aquecendo o Ártico e a Antártica e a provocar o derretimento do permafrost e do gelo marinho da Groenlândia, bem como de outros glaciares emblemáticos como os Himalaias e o Kilimanjaro, justificam uma mobilização excepcional e concertada da comunidade internacional.

Jefferson Simões é professor de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS e é o coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera), já tendo participado de 25 expedições às regiões polares, dentre as quais liderou a instalação dos módulos de pesquisa Criosfera 1 e 2 na Antártica.

O evento terá transmissão pelo YouTube.