Leia matéria do jornal on-line Hora do Povo, publicada em 21/10:

Tomou posse na última sexta-feira (20), a nova diretoria da Academia Pernambucana de Ciências (APC). A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu o título de membro honorário da APC, uma das mais importantes instituições científicas do país.

O físico e professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, [o Acadêmico] Anderson Gomes, assumiu a gestão da entidade pernambucana. Gomes é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, membro da Academia Brasileira de Ciências [e atual vice-presidente da ABC para a região Nordeste e Espírito Santo], da Academia Mundial de Ciências, da Sociedade Brasileira de Física e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Foi secretário de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente e Secretário de Educação de Pernambuco.

A ministra fez uma avaliação do início de sua gestão no governo e discutiu as perspectivas para a ciência e a tecnologia no país.

“Nosso objetivo é fazer da ciência, da tecnologia e da inovação instrumentos para a retomada da atividade econômica, com geração de emprego e renda, e de transformação social, através de uma economia mais criativa, mais inovadora e mais inclusiva”, disse Luciana durante a cerimônia realizada no Campus da UFPE.

(…)

O nome da ministra foi sugerido à APC pelo ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, [o Acadêmico] Sérgio Rezende. Ela agradeceu aos membros da Academia pela homenagem e disse que ser indicada pelo seu antecessor é uma responsabilidade ainda maior.

“É uma honra ter sido escolhida como um membro honorário da Academia Pernambucana de Ciência, entidade que cumpre papel fundamental em defesa da produção e da popularização do conhecimento científico”, ressaltou a ministra, desejando sucesso ao novo presidente da entidade, o físico Anderson Gomes, que tomou posse durante o evento.

(…)

Leia a matéria aberta, na íntegra, no site do Hora do Povo